Cuidar da saúde dos animais e promover o bem-estar da população segue entre as prioridades da Prefeitura de Itajaí. Nesta quinta (2) e sexta-feira (3), o município, por meio do INIS, está realizando mais uma etapa do Mutirão de Castração.
O bairro Cidade Nova foi escolhido para receber a ação, com atendimentos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Agílio Cunha, nº 445, reunindo tutores previamente cadastrados para o programa de castração gratuita.
A ação estava programada para os dias 1º, 2 e 3 de julho. No entanto, em razão das condições climáticas, os atendimentos previstos para a quarta-feira (1º) precisaram ser reprogramados. As atividades dos dias 2 e 3 de julho foram mantidas e realizadas no novo local de atendimento.
De acordo com a coordenadora do mutirão, Andréia Paula Rech, os tutores que tinham procedimentos agendados para o dia 1º serão reagendados para os dias 25 ou 26 de julho. Os participantes serão comunicados previamente sobre a nova data, horário e local da castração por meio do WhatsApp informado no momento do cadastro.
O Mutirão de Castração integra as ações da Prefeitura de Itajaí voltadas ao bem-estar animal e ao controle populacional de cães e gatos. Além de contribuir para a prevenção de doenças, a iniciativa reduz o abandono de animais e amplia o acesso da população ao serviço gratuito.
FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH06qm_gq2sJcohvf4yRgnKjAb1rNUibwt56wxxGn2FPXbeQ/viewform
Durante a ação, tutores que participaram do mutirão destacaram a importância da iniciativa e o impacto positivo do serviço oferecido gratuitamente pelo Município, reforçando os benefícios da castração para a saúde e a qualidade de vida dos animais.
Jean Fernandes, que levou seu gato para castração, comentou sobre a importância do procedimento para o animal. “É um cuidado que a gente tem com o nosso pet. É um jeito de demonstrar carinho e amor pelo nosso gatinho. A gente valoriza muito a castração por causa da saúde animal.”
Odenir Damião, que levou seu cachorro para a castração, destacou a praticidade do cadastro e a agilidade do atendimento. “Vale muito a pena trazer seu animal para castrar. O processo é rápido: chegamos no horário marcado, deram uma injeção na minha cachorra e já a levaram para a castração.”
O mutirão continua até sexta-feira (3). Os tutores devem seguir as recomendações do INIS para realizar o procedimento com segurança.
Durante o procedimento, os animais devem permanecer em jejum de oito horas, sem alimento e água. Os gatos devem ser transportados obrigatoriamente em caixa de transporte, enquanto os cães devem estar com guia e utilizar focinheira, quando necessário.
Também é solicitado que os tutores levem uma toalha ou cobertor, que será utilizado após a cirurgia. Depois do procedimento, as fêmeas receberão roupa pós-cirúrgica, os machos receberão cone de proteção e todos os animais sairão com a medicação necessária para o período de recuperação.
Não poderão ser castrados animais das raças Pug, Buldogue Francês, Buldogue Inglês, Pequinês, Shih Tzu e Lhasa Apso, além de cães e gatos com menos de quatro meses ou mais de nove anos de idade.
Os tutores que realizaram a inscrição e ainda não receberam confirmação de data e horário permanecem na fila de agendamento. A equipe responsável entrará em contato conforme houver disponibilidade de vagas para as próximas etapas do programa.