sexta, 09 de outubro de 2026
Economia
09/10/2026 | 10:08

TCP recebe fiscais da ANTAQ durante encerramento do ENAFIS 2026

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu na última sexta-feira de setembro uma visita técnica de fiscais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O evento contou com a presença de lideranças da TCP, do Superintendente Substituto de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ, Fábio Fonseca, da Gerente de Coordenação das Unidades Regionais, Flávia Pontilhão, e de cerca de 80 fiscais da autarquia que atuam em diferentes regiões do país.
 
A ação marcou o encerramento do Encontro Nacional de Fiscalização (ENAFIS) de 2026, evento promovido anualmente pela ANTAQ desde 2017, focado na capacitação técnica, governança e alinhamento de procedimentos regulatórios. Sediada em Curitiba nesta edição, a iniciativa concentrou debates e painéis durante quatro dias.
 
Durante a etapa teórica do ENAFIS, a TCP participou de dois painéis sobre logística de contêineres. No primeiro, que abriu o evento e também abordou Direito Marítimo, o terminal foi representado por seu superintendente institucional e jurídico, Rafael Stein Santos, ao lado de representantes de armadores, agentes de carga e do Poder Judiciário. Já no penúltimo dia, a empresa retornou ao debate para realizar uma apresentação institucional da companhia. No último dia do evento, os fiscais e lideranças da ANTAQ foram até Paranaguá para realizar uma visita ao Terminal.
 
“A visita técnica é fundamental porque une o conhecimento técnico e teórico de sala de aula com a vivência diária de como funciona um porto. A TCP é um terminal de contêineres que opera em alta performance e com movimentação significativa em território nacional, sendo vital para a área de influência do Porto de Paranaguá. Então, para nós, visitar o local e conhecer uma estrutura dessa escala é muito importante para ver como as coisas acontecem no Brasil e em um nível que se compara aos maiores terminais do mundo”, destacou Fonseca.
 
Durante a visita da comitiva, os fiscais foram guiados para conhecer a infraestrutura e as atividades realizadas na torre de controle de operações, no gate, no armazém alfandegado de importação, na linha férrea, no setor de segurança patrimonial, na área de armazenamento de cargas perigosas (IMO) e no cais de atracação.
 
“É um privilégio receber a comitiva da ANTAQ com fiscais de todo o país para apresentar a robustez e a eficiência das operações do maior terminal de contêineres do Sul do Brasil. Essa proximidade e o alinhamento contínuo desenvolvido junto à autarquia geraram excelentes resultados para o comércio exterior brasileiro, beneficiando os clientes e todo o ecossistema de negócios que utilizam a TCP como corredor de exportação e de importação”, comenta Santos.
 
A TCP também participou dos painéis sobre “Navegação marítima: logística de contêineres e Direito Marítimo”, realizado no dia de abertura do evento.A TCP foi um dos terminais portuários que mais cresceram no país nos últimos anos. De 2021 a 2025, as operações avançaram cerca de 50%, passando de 1,101 milhão de TEUs (medida padrão de um contêiner de 20 pés) para 1,663 milhão de TEUs, posicionando a TCP como o terceiro maior terminal portuário do Brasil e o maior da região Sul.

JORNAL IMPRESSO
09/10/2026
03/10/2026
25/09/2026
18/09/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS