Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, deflagrada nesta segunda-feira (23), mira um esquema de comércio ilegal de aves silvestres no estado. Batizada de Operação Papo Amarelo, a ofensiva teve como alvo uma residência em Jaraguá do Sul, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.
As investigações começaram em dezembro de 2023, depois que a Polícia Militar Ambiental identificou a venda de supostos “kits de legalização”, que eram usados para forjar documentos e dar aparência de legalidade a animais capturados de forma irregular na natureza.
De acordo com a PF, o grupo utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para negociar as aves e os documentos falsificados. A estrutura do esquema envolvia intermediários em vários estados brasileiros, ampliando o alcance das fraudes.
Os investigados podem responder por crimes contra a fauna, falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos e privados.
A operação reforça o alerta das autoridades para o impacto ambiental e os riscos sanitários causados pelo tráfico de animais silvestres.