sexta, 10 de julho de 2026
Geral
10/07/2026 | 07:00

NAVEGANTES: Obra de contenção no bairro Volta Grande foca na prevenção ao El Niño

Os primeiros efeitos do El Niño já puderam ser sentidos no sul do país nos últimos dias e a Prefeitura de Navegantes segue trabalhando na preparação para enfrentar os efeitos do fenômeno climático. Neste momento, o foco está em uma obra de contenção com enrocamento de pedras na Rua Vereador Olímpio Romão Mianes, popularmente conhecida como Rua do Salseirinho, no bairro Volta Grande. 
 
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, a obra servirá para evitar cheias e erosão do solo. Com extensão de aproximadamente 200 metros, o valor investido é na casa dos R$ 400 mil, com recursos próprios do município. Atualmente, mais de 60% dos trabalhos já foram concluídos. 
 
A rua onde acontece a obra margeia o Rio Itajaí Açu, motivo pelo qual causa preocupação à administração pública. “Estamos protegendo a Rua do Salseirinho antes que o período mais crítico se instale. A engenharia dessa contenção foi pensada para suportar a força do rio nos dias de cheia e evitar a erosão do solo. É uma ação preventiva essencial para manter o bairro com acesso, minimizando os transtornos causados pelo fenômeno climático”, explica o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira.
 
Mais ações
 
A Prefeitura vem trabalhando em uma série de ações para combater os efeitos do El Niño. Entre as medidas, estão a limpeza em canais de drenagem por toda a cidade, incluindo o interior, a região da BR 470 e um trecho de 3,4 quilômetros nos bairros Meia Praia e Gravatá, além das obras de macrodrenagem pluvial em cinco ruas do bairro Meia Praia e a criação de uma força-tarefa intersetorial para viabilização do plano de contingência municipal. 
 
El Niño
 
Já em atuação, o El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial. A previsão é que as chuvas aumentem, com mais frequência e persistência, no sul do Brasil durante o segundo semestre do ano, com o período mais crítico sendo entre setembro e dezembro.
 
Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Aleson Padilha

JORNAL IMPRESSO
03/07/2026
26/06/2026
19/06/2026
12/06/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS