O Programa Itajaí+Tec foi implementado este ano na Rede Municipal de Ensino para capacitar estudantes para o mercado tecnológico, setor em ascensão no estado. A primeira de suas cinco etapas, em que os alunos são apresentados ao programa por meio de palestras realizadas nas unidades de ensino, foi concluída na última sexta-feira (3), na Escola Básica Professora Thereza de Atayde.
O programa contempla 4.700 estudantes, dos 8º e 9º anos, e perdura até o mês de novembro. Com a primeira fase concluída, os estudantes entrarão na etapa “Hellow”, em que, por meio de um aplicativo exclusivo, iniciarão a jornada de letramento digital. “Nós vimos que, no futuro, haverá muitas empresas precisando do setor tecnológico e de pessoas para atuar nele. Esse programa é muito importante para nos deixar um passo à frente”, discorreu Renan Jaques de Amorim, estudante da EB Professora Thereza de Atayde.
Na segunda metade do Programa Itajaí+Tec, será realizado o TecDay: uma grande exposição tecnológica imersiva, com robótica avançada, drones e ativações para toda a comunidade escolar. A partir disso, os 200 estudantes mais bem colocados no aplicativo Hellow avançarão para a etapa “Hackathon”, onde poderão resolver problemas reais do município. E, por fim, a LabTec, etapa que finaliza o processo com formação profissional presencial e certificação Senai.
O Itajaí+Tec é uma realização do Senai, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Lab 365. Seu objetivo final é capacitar os estudantes para trilhar carreiras tecnológicas de sucesso e fazer de Itajaí uma fonte de talentos desse setor.