O mar faz parte da rotina de Itajaí e também ajuda a abrir novos caminhos para o desenvolvimento da cidade. Na manhã desta terça-feira (30), o Município recebeu a primeira reunião do Projeto Economia Azul Catarinense, voltado aos setores náutico e de defesa. O encontro reuniu empresas participantes, entidades e instituições parceiras. Durante a agenda, foram apresentados os objetivos do projeto, a metodologia de trabalho, o cronograma de ações e as oportunidades previstas para as empresas envolvidas.
A proposta é fortalecer negócios ligados à economia do mar, aproximando empresas, entidades e instituições em uma jornada voltada à inovação, sustentabilidade, integração da cadeia produtiva e competitividade. O projeto prevê diagnóstico empresarial, capacitações, consultorias técnicas, acesso a mercado, sessões de negócios e aproximação com oportunidades da cadeia naval e de defesa.
Para Itajaí, o tema tem relação direta com a vocação econômica da cidade. O município reúne 4.728 pequenos negócios ligados à economia azul, considerando atividades como serviços, comércio, manufatura, transporte, logística, pesca e aquicultura.
A indústria náutica também coloca Itajaí em posição de destaque em Santa Catarina. O município concentra 27% das empresas de construção de embarcações do estado e respondeu por 52% das embarcações de esporte e lazer exportadas por Santa Catarina em 2024. O setor também registrou crescimento nos postos de trabalho, passando de 1.222 vínculos ativos em 2019 para 2.615 em 2023.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Bonfati, destacou que o encontro se conecta ao trabalho da Prefeitura de aproximar o poder público dos setores produtivos e transformar o potencial econômico da cidade em resultados. “Itajaí tem uma relação muito forte com o mar, com a indústria, com a inovação e com o setor náutico. Participar desse movimento é importante para aproximar empresas, entidades e instituições, além de abrir caminhos para novos projetos e oportunidades para a cidade”, afirma.
O Projeto Economia Azul Catarinense conta com a participação da FIESC, Sebrae, ACATMAR e Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa. A iniciativa busca incentivar a atuação conjunta entre empresas e entidades, com foco no desenvolvimento econômico e tecnológico de Santa Catarina.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí acompanhou a reunião como parte do trabalho de aproximação com projetos estratégicos. A intenção é seguir fortalecendo conexões que contribuam para inovação, novos negócios e oportunidades concretas para o município.