A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, em parceria com o Hemosc de Joinville, abre cadastros para candidatos à doação de sangue no município. Para se cadastrar, basta preencher o formulário com informações preliminares de potenciais doadores de sangue para a coleta agendada no dia 09 de junho, na Policlínica Municipal.
Após cadastro, o HEMOSC entrará em contato com os candidatos à doação, através de telefone ou e-mail, para efetuar o agendamento. Inscrições pelo link: https://forms.gle/BTQ6DdnY1QCcCDPn9.
Os principais requisitos para ser um doador são:
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Texto*, Lyandra Machado, jornalista responsável
*Com informações do Hemosc
Fotos: Andrey Jorge