terça, 30 de junho de 2026
Cultura
21/04/2026 | 07:00

“Chorinho na Biblioteca”: Projeto ganha edição especial para celebrar o Dia Nacional do Choro

Após uma estreia de sucesso, o projeto “Chorinho na Biblioteca” segue sua programação em Itajaí com uma apresentação especial no dia 23 de abril, data em que se celebra o “Dia Nacional do Choro”, instituído em homenagem ao nascimento de Pixinguinha, um dos maiores nomes da música brasileira.
 
Nesta segunda edição, o violonista Gabriel Carneiro recebe como convidados o
músico uruguaio Marcelo Fernández, percussionista, educador e pesquisador de ritmos tradicionais latino-americanos e atuante em diversos projetos ligados à cultura popular, e Evandro Hasse, multi-instrumentista (sopros), educador musical com atuação consolidada na cena instrumental catarinense. Evandro é professor de sopros no Conservatório de música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues desde 2011, onde também integrou o Grupo de Choro do Conservatório entre os anos de 2017 a 2024. Foi integrante do grupo Siriguidum, referência na difusão do choro na cidade, com presença marcante em eventos e festivais, além de sua atuação no fortalecimento das rodas de choro no Mercado Público de Itajaí e deste movimento tão importante no município.
 
A apresentação acontece às 15h, na Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, com entrada gratuita, e propõe uma imersão no universo do choro por meio de um repertório que homenageia grandes compositores do gênero, especialmente Pixinguinha - compositor, instrumentista, arranjador e maestro - uma referência na música instrumental brasileira e em especial no Choro, com composições que ajudaram a definir a identidade do Choro, como “Carinhoso”, “Um a zero”, “Segura ele”, “Lamentos”, “Rosa”, “Sofres porque queres”, “Vou vivendo” e outras obras que se tornaram grandes clássicos e ainda atravessam gerações.
 
O projeto segue promovendo o acesso à cultura garantindo que diferentes públicos tenham acesso a esse importante patrimônio cultural do brasil, disponibilizando áreas reservadas à população assistida pela Associação de Deficientes Visuais de Itajaí (ADVIR) e também aos alunos de escolas da Rede Pública Estadual e municipal, além de contar também com tradução simultânea em Libras para as falas dos músicos sobre o choro durante as apresentações.
 
As apresentações têm classificação livre e são abertas a toda a comunidade, com entrada gratuita por ordem de chegada.
O Projeto foi realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí (Edital 005/2025) e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e apoio do Instituto Sorrir.

JORNAL IMPRESSO
26/06/2026
19/06/2026
12/06/2026
05/06/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS