A Diretoria de Educação para o Trânsito de Itajaí (Edutran) encerrou 2025 com impacto positivo com as ações desenvolvidas ao longo do ano.
Mais de 44 mil pessoas foram alcançadas presencialmente por meio de atividades educativas realizadas em diferentes pontos da cidade, reforçando a educação como ferramenta fundamental para a segurança no trânsito.
Ao longo de 2025, a Edutran promoveu mais de 300 atividades educativas, com atuação em escolas e centros de educação infantil, empresas, centro de formação de condutores, órgãos públicos, praças, vias públicas e eventos comunitários. As ações contemplaram públicos de todas as idades, desde crianças até a melhor idade.
A maior parte das atividades foi realizada em escolas, com aproximadamente 140 ações, fortalecendo a formação desde a infância. O trabalho em parceria com empresas também se destacou, com cerca de 95 atividades em empresas e indústrias. As ações em centros de formação de condutores, voltadas aos futuros motoristas, e em espaços públicos e eventos, completam o balanço do ano, conforme os números abaixo:
140 ações em escolas;
95 ações em empresas;
30 ações em autoescolas;
20 ações em espaços públicos;
15 ações em eventos.
Campanhas como o Maio Amarelo e o período educativo da lei dos autopropelidos ampliaram o alcance das mensagens educativas por meio de ações em espaços públicos e eventos de grande circulação. Essas iniciativas, juntamente com a campanha da Semana Nacional do Trânsito, estiveram entre os principais destaques de 2025.
Além das atividades presenciais, a Edutran também fortaleceu sua presença nas redes sociais. Em 2025, os conteúdos educativos ultrapassaram 1,1 milhão de visualizações, com mais de 10 mil interações e a conquista de mais de 880 novos seguidores nos últimos 90 dias, ampliando o diálogo com a comunidade.
A retrospectiva reforça o compromisso da Codetran com a educação para o trânsito, contribuindo para um trânsito mais seguro, consciente e humano em Itajaí.