O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Itajaí (GEAAI) Laços Encontrados conquistou o 4º lugar no prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento nacional destaca o trabalho desenvolvido em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Itajaí, representada pelo juiz Fernando Machado Carboni, que recebeu a premiação na categoria Magistratura/Serventuário do Judiciário.
O programa é referência no acompanhamento das famílias durante o processo de adoção. Criado por meio de portaria conjunta entre a Vara da Infância e o GEAAI, o pós-adoção prevê atendimentos em grupo, familiares e individuais, que são obrigatórios para a homologação das adoções.
“Itajaí mostra que o cuidado com as crianças e adolescentes vai além da adoção. É um compromisso contínuo com o acolhimento, o afeto e o sucesso dessas novas famílias”, destaca o secretário de Assistência Social e Cidadania, Léo Severino.
As ações são voltadas a todas as adoções, incluindo a de perfis considerados mais desafiadores, como adolescentes, grupos de irmãos e crianças com deficiência. Graças ao acompanhamento contínuo, Itajaí não registrou nenhum caso de devolução de crianças adotadas, um resultado que comprova o sucesso da iniciativa.
O projeto conta com financiamento do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), que destina R$ 170.871,00 anuais para o custeio da equipe técnica responsável pelas atividades.