A Portonave foi reconhecida com o 2º lugar no prêmio “Valorização de Práticas de Gestão de Pessoas nos Portos” durante a 3ª edição do Congresso Nacional Integra Portos (CNIT), realizado entre os dias 8 a 10 de outubro, em Santos (SP). O case premiado, “Um Toque de Inclusão”, evidencia o compromisso do Terminal Portuário com a promoção da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho.
Transformar vidas e potencializar a capacitação profissional, esses são os pilares do projeto que reforça o papel da Portonave como referência em práticas de gestão de pessoas no setor portuário. “É um privilégio representar a Portonave nesse momento de reconhecimento ao projeto Um Toque de Inclusão, uma ação que muda realidades e revela talentos”, destaca Glaucia Mendonça, assistente de RH da Companhia que esteve presente na cerimônia de premiação.
Com Gláucia para receber o prêmio, estava Carla Macena, massoterapeuta da empresa. Carla é uma das profissionais que participou do curso de formação oferecido pela Companhia. Sua trajetória é marcada por superação e descobertas pessoais.
“Fiz o curso sem acreditar em mim, mas todo mundo apoiou. Consegui controlar a força que eu nem sabia que tinha. Nem sabia que tinha toda essa capacidade. É uma descoberta todo dia”, conta. Para ela, essa oportunidade foi muito transformadora.
“Estou vendo uma porta na minha frente que eu posso abrir muito mais do que aquela que estava fechada. Eu não tinha para onde ir, não tinha um caminho, e a empresa deu esse caminho, acreditou em nós enquanto pessoas.”, comenta Macena.
A premiação é uma iniciativa da Fundação Cenep e da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo – Regional Baixada Santista (ABRH-SP), que valoriza ações voltadas ao desenvolvimento humano no setor portuário.
Sobre o Projeto 🏆
Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2023, pessoas com deficiência enfrentam maiores barreiras no acesso à educação, ao mercado de trabalho e à renda. Apenas 25,6% haviam concluído o Ensino Médio, em contraste com 57,3% entre pessoas sem deficiência. A participação na força de trabalho também é desigual: 29,2% para pessoas com deficiência, contra 66,4% para aquelas sem limitações.
Nesse contexto, com o objetivo de oportunizar o aprendizado de uma nova profissão, a empresa promoveu, em maio de 2024, um curso de massoterapia e reflexologia podal exclusivo para pessoas com deficiências visuais, em parceria com o Instituto Minoru Nagahashi.
Ao todo, nove alunos foram selecionados para participar do programa. Com carga horária total de 96 horas, o curso foi realizado em um hotel na cidade de Itajaí (SC), com aulas diárias de oito horas. Os participantes receberam alimentação e material didático completos durante o período de formação.
Após o curso, todos tiveram acesso a uma mentoria voltada à empregabilidade e participaram de um processo seletivo com possibilidade de contratação pela Portonave — cinco deles foram efetivados.
“O projeto Um Toque de Inclusão foi concretizado a partir do trabalho de muitas pessoas queridas, parceiros e, em especial, da nossa equipe de RH. Tenho muito orgulho e admiração pelo trabalho dos nossos massoterapeutas que compõem há mais de um ano nosso time efetivo de profissionais, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas, na Portonave.” relata Josiani Bittencourt, gerente de Recursos Humanos da empresa.
Sobre o CNIT 🔎
Neste ano, o evento teve como tema “Educação para a Empregabilidade” e reuniu especialistas, representantes do poder público e das comunidades portuária e acadêmica para debater os desafios e oportunidades da modernização do setor. Ao todo, foram mais de 2.100 inscrições e 109 trabalhos apresentados.