Método de transporte alternativo, sustentável e econômico, as bicicletas são um meio eficiente de locomoção para quem deseja visitar a 36ª Marejada, a maior festa de pescado do Brasil. Nesta edição, o Centreventos de Itajaí disponibiliza aos visitantes um bicicletário amplo, com espaço para 120 a 150 bicicletas.
Ao deixar a bike no bicicletário, o visitante pode aproveitar tranquilamente todas as atrações gastronômicas e artísticas da Marejada: o espaço dispõe de profissionais responsável pela segurança e monitoramento das bicicletas. Ainda, o proprietário recebe um voucher vinculado à sua “zika” para retirá-la sem preocupações no momento de saída.
O bicicletário está localizado à direita do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, nas proximidades da Avenida Carlos Ely Castro. Também foi instalado no entorno do espaço uma base das forças de segurança de Itajaí, incluindo a Guarda Municipal de Itajaí, Coordenadoria de Trânsito (Codetran), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Patrimonial, entre outras.
As bicicletas são um importante meio de locomoção urbano, que não emite poluentes e traz benefícios diversos à saúde e o bem-estar, como redução de estresse e melhoria das capacidades físicas. Em Itajaí, o transporte via bike é incentivado por meio da Lei Municipal 6808/2017, que institui o Plano de Mobilidade Urbana.
Na plataforma Geo Itajaí, disponível gratuitamente a todos os moradores neste link, é possível verificar onde estão disponíveis ciclovias no perímetro urbano e rural. Ao todo, são quase 90 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas espalhadas pelo município.
https://arcgis.itajai.sc.gov.br/portal/apps/webappviewer/index.html?id=6807129743dd42fbb95c03c8c329e84c