Em meio às rotinas atribuladas e ao tumulto urbano, ter sob nossos olhares canteiros vivazes e coloridos é uma injeção de conforto e bem-estar. O horto de Itajaí tem um papel essencial na construção de uma cidade mais bonita, arborizada e agradável, e o trabalho realizado no município já é referência para outras cidades catarinenses. Nesta terça-feira (07), autoridades e responsáveis pela Secretaria de Agricultura de Araquari visitaram o Horto Municipal de Itajaí para uma troca de conhecimentos e aprendizados.
“Itajaí chamou atenção pelo trabalho realizado há anos, com suas praças organizadas, limpas e com bastante flores. Através dos conhecimentos que vamos adquirir aqui, queremos que Araquari tenha também um horto próprio”, destacou Flávia Proença, técnica agrícola da Secretaria de Agricultura de Araquari.
Ao ano, o horto de Itajaí produz mais de 100 mil mudas, e recebe em torno de 290 mil, das mais variadas espécies. Flores como Zinnia, Tagete, Dália, Amor-perfeito e Boca-de-leão são cultivadas desde a plantação da semente até o desabrochar nos canteiros da cidade. Já as mudas de Ixora, Gerânio, Petúnia e Impatiens chegam em formato de agroplugs e são preparadas no horto para embelezarem os bairros de Itajaí.
“A arborização personalizada de avenidas, canteiros e rotatórias, tanto as centrais quanto as de bairro, fazem parte da Campanha Itajaí Mais Linda e Florida, para tornarmos Itajaí uma referência nacional na arborização”, explicou Luiz Antônio Marcos, responsável pelo Horto Municipal de Itajaí.
Araquari se juntou à Nova Trento e Barra Velha entre os visitantes do Horto Municipal de Itajaí nos últimos seis meses. “Nós estamos deixando Itajaí mais bonita e, para isso, temos esta ótima estrutura que serve de modelo para outras cidades que nos visitam”, afirmou Robison Coelho, prefeito de Itajaí.
Mar de Girassóis
Mais de 5 mil mudas de girassol estão sendo plantadas nos canteiros da Rodovia Osvaldo Reis, na Praia Brava. Esta é uma inovação por parte da Secretaria de Obras, que experimenta pela primeira vez o cultivo desta espécie para embelezamento da cidade. “É uma planta bonita, apesar de ser perene. Ela com certeza irá trazer um diferencial para Itajaí”, afirma Tarcizio Zanelatto, Secretário de Obras.
A previsão é que os girassóis floreçam em 15 dias, com durabilidade de 3 meses.