Uma operação integrada realizada nesta quinta-feira (02) no bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí, resultou no resgate de animais silvestres mantidos em cativeiro e na identificação de diversas irregularidades em um estabelecimento comercial.
A ação reuniu equipes da Polícia Militar, da Guarda Armada, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Vigilância Sanitária e contou ainda com o apoio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS).
A mobilização ocorreu após denúncia de que o local recebia produtos de origem ilícita. Durante a vistoria, foram encontrados materiais odontológicos vencidos, recolhidos para descarte adequado, além de cinco gaiolas com aves silvestres e cães em condições inadequadas. O INIS foi acionado para realizar o resgate dos animais.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Silvio Schaadt, o proprietário do comércio foi autuado e terá prazo de 15 dias para apresentar defesa e regularizar a situação. Caso contrário, o espaço poderá ser interditado. Apesar da grande quantidade de objetos encontrados no local — como televisores, bicicletas e escadas — não foi possível comprovar relação com furtos, já que não havia registros policiais correspondentes.
As aves resgatadas serão encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável por definir a destinação correta dos animais silvestres.