terça, 18 de novembro de 2025
Saúde
01/10/2025 | 12:50

Saúde: Itajaí vai adotar programa inovador que reduziu em 98% os casos de dengue em Joinville

Itajaí deve ingressar nas próximas semanas no programa científico Wolbachia, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz e o World Mosquito Program, que já apresentou resultados expressivos no combate à dengue em diversas cidades brasileiras.
 
O método consiste em inserir nos mosquitos Aedes aegypti a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Esses mosquitos, chamados Wolbitos, ao se reproduzirem, formam uma população incapaz de transmitir as doenças. Em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, os casos caíram em quase 99%, com mortes zeradas desde a implantação.
 
A articulação para trazer o programa a Itajaí foi iniciada pelo comunicador e ex-vereador Osmar Teixeira, com apoio da deputada estadual Paulinha (Podemos) e aval do prefeito Robison Coelho (PL). Uma carta de intenções assinada pelo chefe do Executivo já foi enviada ao Ministério da Saúde.
 
— Estamos falando de vidas poupadas em uma cidade que já teve várias mortes por dengue nos últimos anos. Além disso, o programa significa economia para a saúde pública, ao reduzir internações e complicações, destacou Osmar.
 
Adversários nas eleições de 2024, Osmar e Robison deixaram diferenças de lado para priorizar a saúde pública. Ontem, Paulinha entregou o ofício diretamente ao ministro Alexandre Padilha, que confirmou a inclusão de Itajaí no programa. O processo já está com a equipe técnica do ministério, e novos passos devem ser definidos nos próximos dias.
 
Balneário Camboriú também aderiu recentemente ao projeto, que já tem eficácia comprovada em cidades como Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR) e Niterói (RJ).

JORNAL IMPRESSO
14/11/2025
07/11/2025
31/10/2025
24/10/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS