Dois atletas de Itajaí estão na cidade de Poznań, na Polônia, com a Seleção Brasileira de Paracanoagem, para representar o país na segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade. Flávio Reitz disputa na categoria KL2, que usa o tronco e os braços na remada, e Gabriel Paixão Porto disputa na categoria KL3, que usa as pernas, tronco e os braços na remada. A competição, que já teve início com os primeiros treinamentos, terá as provas oficiais a partir da próxima quinta-feira (22), com finais marcadas para o domingo (25).
A competição marca um momento especial para os paracanoístas, pois é o primeiro evento internacional da modalidade em nível mundial nesta temporada, além da estreia internacional dos atletas itajaienses na paracanoagem, fora do continente americano.
Para os atletas, a participação na etapa polonesa tem importância estratégica. “É a minha primeira competição internacional na modalidade. Aqui, também vou passar pelo processo de classificação funcional, o que é um passo importante na minha trajetória no esporte”, comenta Flávio Reitz. O colega de equipe, Gabriel, também participa da primeira prova fora das Américas e passará pela confirmação da classificação funcional.
O evento proporciona um contato inédito com alguns dos principais nomes da paracanoagem mundial. Atletas medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e dos últimos campeonatos mundiais estão presentes, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora para os brasileiros. “É uma oportunidade de amadurecer, observar o nível da competição internacional e entender melhor o cenário global da modalidade”, afirma Flávio.
Após a Copa do Mundo, os atletas voltam a Itajaí, onde retomam os treinamentos, com foco total no Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontece no final de agosto, em Milão, na Itália. O retorno da delegação brasileira está previsto para a segunda-feira (26).