A Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta terça-feira (13) o segundo óbito por dengue de 2025 no município. A vítima, um homem de 67 anos, apresentava comorbidades e residia no bairro São Judas.
O caso foi investigado e confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC). A morte ocorreu no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen no dia 3 de maio de 2025. A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou o processo e tomou as medidas de controle e prevenção necessárias na região em que a vítima morava.
Conforme o boletim epidemiológico desta terça-feira (13), Itajaí registra 1.474 casos confirmados da doença. Quase 10 mil casos já foram notificados e há 1.633 casos prováveis de dengue. O bairro com maior incidência é o Dom Bosco (281 casos), seguido pelo São Vicente (252), Cordeiros/Murta (143) e Cidade Nova (141).
Os sintomas da doença envolvem dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo e dor muscular intensa. Ao apresentar estes sintomas, procure o atendimento médico na Central de Atendimento à Dengue (10º andar do Hospital Marieta, entrada pelo Pronto-Socorro da avenida Sete de Setembro) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h dos bairros São Vicente e Cordeiros.
Para evitar a proliferação do mosquito, utilize repelentes; deixe lixeiras bem tampadas; recolha e descarte corretamente o lixo do quintal; cubra piscinas e recipientes que podem acumular água; tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários; limpe a bandeja externa da geladeira; e evite o acúmulo de entulho no terreno de casa.