O Município de Itajaí foi convidado, por meio do Conexão BIM do CREA-SC, a participar, junto com outros municípios e instituições, do maior fórum europeu dedicado à construção industrializada, digitalização e sustentabilidade: o REBUILD 2025.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), João Paulo Kowalsky, representará Itajaí no evento, que aborda temas ligados à engenharia e promove a integração entre diferentes disciplinas, além da padronização de processos. Essa abordagem proporciona economia de insumos e mão de obra, além de reduzir o retrabalho.
João Paulo destaca a importância da participação de Itajaí em um evento de alcance global: “São uma série de processos que demonstram a evolução da engenharia em nível mundial, e um município pujante como o nosso não poderia ficar de fora.”
Também palestrante no evento, o professor da Univali Paulo J. Rech, e também diretor da SDUH apresentará o projeto PROMOBIS, que oferece soluções de mobilidade urbana com base na tecnologia BIM.
“Fui convidado para mostrar o que estamos desenvolvendo em nossa região na área de mobilidade urbana”, afirmou Paulo.
A apresentação do professor foi nesta a quarta-feira (23), durante o painel “Moradia acessível e a cidade: melhorando sua sustentabilidade”. Ele destacará iniciativas como o futuro túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, além da implantação do sistema BRT, que beneficiará os 11 municípios da AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu).