A equipe feminina da SCA Tiradentes/FMEL Itajaí fez história ao conquistar o 3º lugar no Mundial de Bolão 16, realizado em São Paulo, neste final de semana. Competidoras foram as melhores brasileiras no torneio e ficaram atrás de equipes alemãs.
A jornada até o mundial iniciou com a conquista do título de campeãs brasileiras em 2024, um marco que garantiu à equipe a classificação para a competição internacional. Com treinos intensivos, inclusive durante as férias de janeiro e fevereiro, as atletas embarcaram para São Paulo com esperança e confiança, cientes dos desafios que enfrentariam.
As adversárias eram de alto nível, incluindo as tradicionais equipes alemãs e o anfitrião ECP Pinheiros, que disputou em casa. Além disso, as equipes europeias têm experiência em arremessar 120 bolas por partida, conforme a regra internacional, enquanto no Brasil o formato é de apenas 40 bolas por jogo. A competição, diferente do modelo de confronto direto entre equipes, exigiu estratégia e resistência, pois a classificação final foi determinada pelo acúmulo de pontos nas disputas individuais, em duplas e por equipe.
A equipe de Itajaí enfrentou variações ao longo do torneio, mas soube se adaptar às condições das pistas. O último dia foi marcado por grande tensão, pois foi necessário pontuar bem em todos os blocos para garantir um lugar no pódio. Com determinação, cada atleta fez sua parte e a disputa direta com a equipe anfitriã do Pinheiros se intensificou. Enquanto as alemãs brigavam pelo título, Itajaí buscava o terceiro lugar.
A decisão veio com a última atleta, Paty, que demonstrou toda técnica e talento, quando conquistou o último bloco e garantiu o tão sonhado pódio para Itajaí e para o Brasil. “Foi um momento de pura adrenalina, com a equipe unida e lutando até o final pelos pontos necessários para subir ao pódio”, explicou o técnico Fernando Reinert.