Um espaço amplo e moderno, com capacidade para atender 500 pessoas. Neste sábado (01), a Secretaria Municipal de Saúde implantará a Central da Dengue. O decreto de emergência assinado pelo prefeito Robison Coelho foi uma medida de extrema importância para agilizar o processo de abertura da central, permitindo assim que Itajaí se prepare para o pico da doença. A central deve atender 500 pessoas por dia.
Com um investimento inicial de R$ 1 milhão, a Secretaria Municipal de Saúde entrega à população uma central para atendimento de pacientes suspeitos ou com casos de dengue e outras doenças infectocontagiosas. A intenção é agilizar e oferecer maior qualidade no atendimento de urgência e emergência, além de desafogar essa demanda no Centro Integrado de Saúde (CIS).
A central de atendimento instalada pelo município vai atender pacientes com gripes, resfriados, dores de garganta, dengue e diarreia. Segundo a secretária municipal de Saúde, Mylene Lavado, nesse período do ano, de 30% a 40% das pessoas que procuram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são devido a essas doenças infecciosas agudas, o que congestiona os serviços e provoca demora no atendimento. Todo o material e insumos necessários já estavam disponíveis na Secretaria de Saúde, e alguns itens foram emprestados pela direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
Por isso, o novo governo de Itajaí investiu, em caráter emergencial, na nova unidade, com o objetivo de suprir a demanda reprimida, o que possibilita que o CIS atenda de maneira mais rápida pacientes mais graves e com doenças crônicas, que também se agravam nessa época do ano, como hipertensão e diabetes. A nova central utilizará inteligência artificial para realizar a triagem, o que vai agilizar o atendimento. O cidadão terá acesso a um link para poder realizar o pré-atendimento.
Boletim epidemiológico da dengue (Dados do dia 27.02.24)
Casos confirmados: 124
Casos notificados: 2152
Acompanhe diariamente a situação da dengue em Itajaí em: dengue.itajai.sc.gov.br