Nesta sexta-feira (14), a experiência da Prefeitura de Itajaí, na coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), será tema de palestra durante o 2º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social. O evento acontece na Escola do Tribunal de Contas da União, em Brasília, desde a quarta-feira (12). A experiência desenvolvida em Itajaí foi uma das três selecionadas no "Vivências em Nutrição" do Conselho Federal de Nutrição (CFN), devido à contribuição no fortalecimento da Nutrição e da Assistência Social.
A palestra “Integração SUAS-SUS-SISAN no Programa de Aquisição de Alimentos” compõe a mesa redonda “A contribuição do nutricionista para a Proteção Social: relatos de experiências”, e será apresentada pela nutricionista coordenadora do PAA, Elinia da Silva Mateus Marsango.
A fala abordará a adoção de critérios técnicos na seleção dos beneficiários do PAA, por meio do cruzamento de sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para direcionamento das doações de alimentos de um programa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). De acordo com a nutricionista “é realizado o cruzamento de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e do CadÚnico, de forma a possibilitar a identificação de pessoas em extremos de má nutrição (desnutrição ou obesidade) associada à vulnerabilidade social”.
As pessoas identificadas nesta situação são beneficiadas com as cestas verdes do PAA. A entrega dos alimentos se dá nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Atualmente, o programa é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana e conta com o apoio das secretarias de Assistência Social e de Saúde. O PAA é um programa do governo federal e, em Itajaí, é operacionalizado por meio de Termo de Adesão junto à Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina.