Vereador pede criação de Comissão Especial para discutir tarifa gratuita do Transporte Coletivo
De autoria do vereador Xande Celular (União Brasil), foi aprovado, com 15 votos favoráveis, o Requerimento nº 8/2025. O parlamentar solicita à Mesa Diretora do Legislativo a criação de uma Comissão Especial para estudar, examinar e opinar sobre a viabilidade de implementação de tarifa gratuita no transporte público municipal.
Vereador pede aumento de efetivo da Polícia Militar em Itajaí
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 9/2025, de autoria do vereador Beto Cunha (Republicanos). O parlamentar questiona o Governo do Estado e o Comando Geral da Polícia Militar sobre o envio de mais policiais militares para Itajaí. Entre os questionamentos estão: se existe planejamento para aumentar o efetivo policial na cidade; se há previsão de apoio por parte do Governo do Estado para continuação e ampliação da Operação Recomeço; e quais as parcerias atuais entre o Governo do Estado e a prefeitura de Itajaí para fortalecer a segurança pública.
Vereador pede informações sobre efetivo de servidores da Educação
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 10/2025, de autoria do vereador Victor Nascimento (PL). o parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre o efetivo de Agentes em Atividade de Educação e Agentes de Apoio em Educação Especial. Entre os questionamentos estão: quantos servidores estão em exercício; quantos estão aposentados; quantos foram readaptados ou realocados; quantos foram afastados por determinação médica; quantos estão em tratamento psicológico ou psiquiátrico; e se existe defasagem dos profissionais.
Vereador pede informações sobre verba destinada a escolas de Itajaí
O Requerimento nº 11/2025, de autoria do vereador Maurílio Moraes (Progressistas), foi aprovado com XX votos favoráveis. O parlamentar solicita à Prefeitura de Itajaí informações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. O parlamentar questiona quantas unidades escolares receberam esta verba entre 2021 e 2024; quais unidades utilizaram o recurso; como é feita a fiscalização entre as unidades de ensino e a Associação de Pais e Professores (APP); e qual setor da Secretaria de Educação é responsável pela prestação de contas e documentação.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.