Uma força-tarefa composta pela Guarda Municipal de Itajaí (GMI), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em parceria com o 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), vistoriou hoje pela manhã 6 ferros-velhos, sendo 3 no bairro Imaruí e 3 no bairro Cordeiros, durante a Operação Recomeço. Três desses estabelecimentos foram interditados na ação que ocorreu nesta sexta-feira (7).
Este tipo de fiscalização visa coibir a comercialização de produtos oriundos de furto, como fios, portões e alumínio. As equipes foram divididas e enviadas aos bairros Imaruí e Cordeiros, juntamente com os fiscais da Seduh, que participaram para verificação de alvarás de funcionamento e outros aspectos legais exigidos dos estabelecimentos.
No mesmo momento, foram retirados materiais que estavam obstruindo as calçadas e vias. Ao chegar em um dos ferros-velhos para a vistoria, três indivíduos fugiram do local ao verem as viaturas. Na abordagem, foram encontradas algumas porções de crack, que foram apreendidas, e um usuário e um traficante foram presos.
Em uma ação anterior, realizada no bairro Nossa Senhora das Graças, um ferro-velho foi multado em R$ 24 mil por descumprir normas legais. Com a cassação do alvará da empresa, o número de furtos e roubos diminuiu no local, segundo informações do Tenente-Coronel Ciro Adriano da Silva, comandante do 1º BPM de Itajaí.
A Operação Recomeço trouxe mais segurança e reafirma o compromisso da Prefeitura de Itajaí com o bem-estar da população. Ettore Stenghele, secretário de Segurança, reforça que "essa operação faz parte da nossa estratégia para diminuir os furtos em nossa cidade, para que, além das rondas e do trabalho preventivo, possamos fiscalizar e reprimir a receptação de objetos de furto nestes estabelecimentos."