domingo, 08 de dezembro de 2024
Economia
29/11/2024 | 10:39

Brasileiros tiveram prejuízo de R$ 8,1 milhões em golpes digitais durante a Black Friday de 2023

A Black Friday é uma data esperada anualmente pelos consumidores para aproveitar descontos especiais do varejo e realizar as compras de final de ano. Para conscientizar os usuários, a OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil, realizou uma pesquisa de mercado sobre as principais fraudes online na semana da Black Friday em 2023, que mostrou prejuízo de R$ 8,1 milhões para os brasileiros alvos de golpes no período.
 
O levantamento também apurou que 49% das fraudes ocorridas na semana da Black Friday de 2023 foram relacionadas ao Golpe do Falso Pagamento. O segundo mais praticado foi a invasão de contas (30%), seguido de anúncios falsos (11%) e coleta indevida de dados (10%). A categoria de smartphones foi a mais visada por golpistas, com 39% do total de fraudes, seguida de videogames (28%), computadores (10%), eletrodomésticos (8%) e equipamentos de áudio, TVs, vídeo e fotografia (4%). Outras categorias somaram 12% dos casos.
 
"Em datas como a Black Friday, onde os consumidores estão propensos a fazerem mais compras por impulso, recomendamos redobrar os cuidados online, especialmente ao comprar produtos das categorias mais visadas pelos fraudadores. Os golpistas geralmente utilizam técnicas de engenharia social para convencer as vítimas de que suas vendas são legítimas e aplicar os golpes. Para informar e alertar as pessoas sobre negociações suspeitas em plataformas online, investimos continuamente na conscientização e educação dos usuários e em tecnologia de ponta para a prevenção e combate às fraudes”, afirma Camila Braga, Gerente Sênior de Produtos da OLX. 
 
Entre os produtos mais visados na Black Friday passada, os celulares da marca iPhone lideraram com 35% dos golpes. Na categoria de smartphones, eles corresponderam a 84% das fraudes. Já os videogames da PlayStation representaram 20% do total de casos e 71% das ocorrências da categoria.
 
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais durante a semana da Black Friday de 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
 
Conheça os principais golpes e como se proteger
 
1. Falso Pagamento 
Liderando o ranking, os falsos pagamentos se popularizaram com o aumento das transações bancárias digitais. O fraudador envia um comprovante falso do pagamento (via e-mail ou aplicativo de mensagens) para o anunciante. Ao acreditar que o valor já foi depositado, o anunciante envia o produto. 
 
Como se prevenir
Só entregue o item após conferir, em sua conta bancária, carteira digital ou plataforma, que o valor foi depositado. Mantenha a conversa pelos chats e canais de comunicação das plataformas de compra e venda e evite negociar por aplicativos de mensagens. Verifique com atenção o domínio dos e-mails (xx@nomedaempresa) de comunicados supostamente enviados pelas empresas e confira sempre o status da negociação no site ou aplicativo oficiais. Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, pesquise se o lugar existe de fato e cheque a sua reputação na internet.
 
2. Invasão de Conta 
Geralmente o fraudador utiliza credenciais vazadas na Internet para testar o login em plataformas online. Ao conseguir acessar a conta, ele pode publicar anúncios falsos para obter pagamentos antecipados ou se passar por um comprador falso para aplicar o golpe do Falso Pagamento.
 
Como se prevenir
Use senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais, e nunca repita a mesma senha em diferentes sites – você pode estar fornecendo aos golpistas o acesso a diversas contas. Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre as tentativas de login na conta, além de acompanhar as movimentações em seus meios de pagamento, como cartão de crédito.
 
3. Anúncio Falso
Os criminosos inserem anúncios atrativos na plataforma para exigir pagamentos antecipados ou até mesmo marcar um encontro com a vítima. Esse golpe costuma trazer ofertas com preços muito atrativos, exageradamente abaixo do mercado e, além de pagamentos antecipados, pede dados confidenciais. 
 
Como se prevenir
Desconfie de anúncios de produtos com valores muito baixos, mesmo que sejam produtos usados, e negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda, evitando os aplicativos de mensagens. Além disso, não clique em links externos enviados sob o pretexto de confirmação do local de encontro. Os fraudadores não gostam de deixar rastros de suas atuações, por isso preferem ambientes digitais onde não poderão ser identificados posteriormente. Caso vá receber o produto em mãos, vá acompanhado, se possível, e dê preferência para locais públicos. 
 
4. Coleta de Dados
Por meio de técnicas de engenharia social, os fraudadores aproveitam oportunidades e criam cenários para roubar dados das vítimas e utilizá-los em golpes futuros, valendo-se também da vulnerabilidade de sistemas e uso de senhas fracas. 
 
Como se prevenir
Nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com outras pessoas. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Tenha o mesmo cuidado no ambiente virtual. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, onde há ferramentas para promover a privacidade dos seus dados. 
 
 
Sobre o Grupo OLX
 
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real. 
 
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifique sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros. 
 
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.

JORNAL IMPRESSO
06/12/2024
29/11/2024
22/11/2024
15/11/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS