Foto: Leo Munhoz / SECOM
O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 27 de novembro, no Teatro do CIC, em Florianópolis, a solenidade de premiação dos 72 alunos vencedores do VI Prêmio Honestidade nas Escolas. O concurso de desenhos, realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), promove a ética e a cidadania entre alunos do 1º ao 5º ano da rede estadual.
Pela primeira vez, os critérios do edital do Prêmio contemplaram dois alunos de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os vencedores receberam certificado, troféu, pelúcia da boneca Catarina, mascote do Prêmio, e um kit de jogos e materiais educacionais. Eles vieram acompanhados de seus professores e pais.
A estudante Heloísa Silveira, da Escola Professora Jandira D’ávila, de Joinville, disse que estava muito feliz porque nunca tinha recebido um prêmio e não conhecia Florianópolis. Ela desenhou alunos vivendo em harmonia na escola e explicou a mensagem que queria passar com sua arte: “Nós precisamos de mais empatia”, disse Heloísa.
Recorde de inscritos
O controlador-geral do Estado, Pedro Waltrick, representou o governador Jorginho Mello na solenidade e agradeceu o engajamento da comunidade escolar. A sexta edição do Prêmio bateu recordes, alcançando cerca de 55 mil estudantes inscritos de mais de 70% das escolas da rede estadual. A participação das escolas cresceu 40% e a iniciativa chegou a 94% das cidades catarinenses.
“O governador Jorginho Mello me pediu para transmitir a vocês que continuem incentivando as crianças a serem adultos melhores num futuro próximo. Nesta edição, buscamos promover o cuidado com patrimônio escolar. Nosso objetivo é desenvolver não só alunos que preservem a escola, mas também cidadãos melhores, comprometidos com a ética e a integridade”, afirmou Waltrick.
A secretária de Estado adjunta da Educação, Patrícia Lueders, falou da importância do Prêmio para a sociedade catarinense e parabenizou os professores. “Esse trabalho nasce na escola. Por trás dos desenhos, de maneira interdisciplinar, tem um trabalho de um bom cidadão, da honestidade, da transparência. Os professores trabalham esse conceito com os nossos estudantes dia a dia”.Sobre o prêmio
O concurso tem duas categorias: 1º ao 3º ano e 4º ao 5º ano. São contemplados os primeiros lugares por categoria de cada uma das 36 CREs. Nas edições anteriores, a premiação contemplava 15 alunos, sem critério regional. Cada edição tem um tema para o desenho, sempre relacionado à ética e cidadania. Nesta edição, o tema foi “Educando Guardiões: os estudantes como protagonistas cívicos nas escolas”.
Cléia Schmitz | CGE
Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação