domingo, 08 de dezembro de 2024
Geral
22/11/2024 | 16:09

Hospital de Balneário Camboriú terá Centro de Pesquisa e Inovação internacional

Em um movimento que pretende posicionar Santa Catarina como uma referência no atendimento médico de qualidade no Brasil e trazer inovações para a área da saúde, o DrX Tech Hospital anuncia uma parceria inédita com o Grupo Europa e com o Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) para a criação de um Centro de Pesquisa e Inovação em Balneário Camboriú, com foco em saúde e bem-estar. O acordo foi formalizado na quinta-feira (21/11), às 14h, na sede do hospital, com o intuito de proporcionar estudos minuciosos e a disseminação de conhecimento, além de buscar o aprimoramento de práticas acadêmicas e a colaboração internacional, beneficiando tanto a comunidade local quanto a medicina global.
 
O novo centro contará com um laboratório de inovação, uma incubadora de startups healthtechs, deeptechs e biotechs, espaços de coworking e um escritório dedicado à captação de recursos para projetos de pesquisa e desenvolvimento. Os objetivos principais são fomentar a pesquisa científica aplicada, conectando desafios clínicos a soluções práticas; promover a cocriação de tecnologias inovadoras, em parceria com startups e empresas de tecnologia; desenvolver o talento local e internacional com programas de capacitação e networking; e apoiar a sustentabilidade na saúde, integrando práticas de ESG às operações do hospital.
Participaram do evento o presidente do Instituto Europeu de Pesquisa e Inovação, Dr. Enrique Vázquez-Justo; o presidente do DrX Tech Hospital, Dr. José Aluísio Vieira; e também representantes da reitoria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), médicos e autoridades locais. Essa iniciativa irá permitir ao hospital realizar estudos avançados e aplicar modernos protocolos que, até então, estavam disponíveis apenas em grandes centros.
 
"É uma parceria que nos coloca na vanguarda da medicina. Vamos proporcionar aos nossos pacientes o que há de mais atual em termos de diagnóstico e tratamento, além de estarmos colaborando com pesquisas que poderão mudar o futuro da saúde. Atuaremos como um hospital de retaguarda para essa produção científica", afirma Vieira.
 
Impacto social
A expectativa é que o intercâmbio de conhecimento entre as instituições resulte em benefícios mútuos: enquanto o hospital se tornará um modelo para a aplicação de novos tratamentos, o centro de pesquisa utilizará toda a expertise do Grupo Europa e do IEES para oferecer programas de formação e capacitação com foco em metodologias inovadoras, tendências educacionais e práticas de ensino de ponta, promoção de projetos de pesquisa colaborativa, visando soluções aplicáveis ao contexto regional e mundial. E ainda facilitará intercâmbios acadêmicos e profissionais, proporcionando oportunidades para docentes e pesquisadores das instituições envolvidas, com o intuito de expandir as redes de colaboração internacional. “Acreditamos que podemos contribuir significativamente para o desenvolvimento de tratamentos eficazes e personalizados”, complementa Vázquez-Justo.
 
Com o aumento do acesso a técnicas e métodos inovadores, as filas para procedimentos complexos tendem a diminuir, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O hospital também se compromete a reservar cerca de 30% dos atendimentos para o SUS, garantindo o acesso integral à saúde. “Dessa forma, consolidamos o hospital como um polo de inovação médica no Brasil e fortalecemos nosso compromisso em promover um serviço de excelência, unindo tecnologia de ponta e cuidado humanizado”, finaliza Vieira.
 
(Murilo Sávio e Dr Vieira - Crédito Divulgação)

JORNAL IMPRESSO
06/12/2024
29/11/2024
22/11/2024
15/11/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS