A 11ª edição do Festival Literário de Navegantes (Flin) movimento o município entre os dias 6 e 9 de novembro. O evento contou com a participação de estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de professores, familiares e público em geral, que puderam conferir de perto uma programação recheada de atrações.
O evento organizado pela Fundação Cultural de Navegantes, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, aconteceu no Centro Integrado de Cultura (CIC) e em uma grande estrutura montada na Praça dos Emancipadores, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Domingos Angelino.
O 11° Flin contou com diversas atrações, entre elas lançamento de livros de autores navegantinos, feira de livros a partir de R$ 1,50, contação de histórias, espetáculos de teatro, música ao vivo, cinema, sarau literário, apresentação de Boi de Mamão e as finais do Concurso de Soletração com os alunos dos 5° e 9° Anos da Rede Municipal de Ensino.
Boi de mamão de volta ao município
Um dos destaques da programação foi a volta do “Boi de Mamão” se apresentando em eventos no município. A apresentação realizada no último sábado (9), na Praça dos Emancipadores, empolgou os participantes que viram a brincadeira pela primeira vez e emocionou os moradores mais antigos, que puderam voltar no tempo e reviver a época de criança.
Formado por quase 20 alunos e alunas do CAIC de Navegantes e coordenado por Bárbara Kristensen, o grupo “Lá Vem o Boi” trouxe os principais personagens dessa manifestação popular como o Boi, o Cavalinho, a Cabrinha, o Urubu, a Bernunça e a Maricota. Novas apresentações já estão sendo agendadas pelo grupo, com o objetivo de resgatar e manter viva a tradição do Boi de Mamão.
Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP