Um total de 36 profissionais aprovados nos concursos públicos da Secretaria de Saúde de Itajaí já assumiram cargos em unidades do município neste ano. Outros três estão no prazo para se apresentar e iniciarão suas atividades em novembro. A partir da próxima semana, mais 102 candidatos devem começar a ser chamados para assumir vagas na Saúde.
O chamamento dos profissionais aprovados em concurso iniciou em junho deste ano. A medida busca recompor as equipes em função de exonerações e afastamentos de servidores efetivos, bem como atende ao aumento populacional e da demanda na Rede Municipal de Saúde dos últimos anos. Além disso, segue uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), expedida em agosto, para que a Secretaria de Saúde se abstenha de contratar ou utilizar profissionais terceirizados para ocupação de cargos públicos vagos ou para os quais já há concurso público homologado.
Entre os profissionais que já assumiram vagas, estão 18 agentes comunitários de saúde, 04 técnicos de enfermagem, 01 técnico de enfermagem ESF, 01 terapeuta ocupacional, 02 agentes de combate a endemias, 04 atendentes de unidade de saúde, bem médicos especialistas (01 dermatologista, 01 reumatologista, 01 hematologista, 01 psiquiatra e 01 neuropediatra) e 01 clínico geral ESF. Dois cirurgiões dentistas e um dermatologista tomarão posse em novembro.
Mais 102 profissionais serão chamados
A partir da próxima semana devem começar a ser chamados mais 102 profissionais aprovados para vagas na Secretaria de Saúde. São 20 agentes de endemias, 05 agentes comunitários de saúde, 18 médicos ESF, 13 técnicos de enfermagem ESF, 08 enfermeiros ESF, 08 ginecologistas, 07 pediatras, 01 oftalmologista, 01 reumatologista, 20 médicos clínicos gerais e 01 técnico de enfermagem.
Os profissionais aprovados nos concursos podem solicitar prazo de até 30 dias para assumir o cargo, o que impede uma reposição imediata nas unidades de saúde. Antes de realizar novos chamamentos, também foi necessário analisar o impacto financeiro destes novos profissionais, bem como assegurar dotação orçamentária para as contratações.