Professores e professoras da rede pública de ensino podem se candidatar ao Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) até esta quarta-feira, 30 de outubro. O programa é oferecido em rede nacional por 15 Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). O curso tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.
A Udesc Ceart conta com um total de 12 vagas, das quais seis são reservadas para ações afirmativas: três vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e três para indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência (conforme Resolução nº 09/2022 Ceart/Udesc). As demais vagas são para a ampla concorrência. Para concorrer, os participantes devem preencher o formulário de inscrição disponível a partir do dia 21 de outubro.
O Prof-Artes possui duração de dois anos e tem como principal objetivo capacitar profissionais da rede pública de ensino na área de Artes para o exercício da docência na educação básica. A carga horária total é de 420 horas, sendo 360 horas em disciplinas presenciais e 60 horas na modalidade educação a distância. Este programa é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).
Sob coordenação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o programa concentra-se na área de ensino de Artes e se estrutura em duas linhas de pesquisa: “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes” e “Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes”.
Os candidatos serão selecionados a partir de um processo seletivo composto por duas etapas: a avaliação do projeto de pesquisa com memorial descritivo, que deve ser submetido pelos participantes, e a prova de arguição. A publicação do resultado final está prevista para o dia 13 de dezembro. Os aprovados começarão suas aulas no primeiro semestre letivo de 2024.
Confira o edital na íntegra e outras informações na página do Prof-Artes.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Carolina Weber Dall’Agnese