O programa Selo Social Navegantes 2024 está na etapa final e 24 organizações seguem no processo de certificação. A iniciativa, gratuita, reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Até o momento, 60 iniciativas sociais já foram submetidas por órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil que seguem na busca do reconhecimento. O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com articulação da Prefeitura de Navegantes. As capacitações são realizadas com patrocínio da Portonave e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional).
Este é o terceiro ciclo do Selo na cidade e tem como tema “Inovando e Integrando Navegantes”. Neste ano, além de todas as novidades do programa, que foi reformulado para 2024, um dos critérios de certificação é que as organizações planejem e executem alguma inovação dentro das iniciativas que desenvolvem.
Formação de agentes sociais
O Selo Social promove a formação e capacitação dos participantes. Durante o último encontro presencial, o grupo teve assessoria para finalizar os projetos na plataforma antes da avaliação, capacitações sobre como medir o impacto social das ações que desenvolvem e aliar com as metas dos ODS, marketing para divulgação de projetos sociais, além de um workshop sobre como fazer um “pitch” e vender as ideias das iniciativas sociais de cada organização, buscando estreitar parcerias e angariar recursos.
As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências.
O programa ainda conta com articulação da Associação Empresarial de Navegantes (Acin).