O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um incidente em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada. O mandatário precisou ser atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, neste sábado (19), após sofrer um ferimento na cabeça.
De acordo com informações obtidas pelo Jornal dos Bairros, Lula sofreu uma queda, mas já está bem e retornou ao Alvorada. A expectativa é de que ele retome suas atividades normalmente no Palácio do Planalto na próxima segunda-feira (21).
Conforme o boletim médico emitido pela Presidência, Lula sofreu uma "lesão corto-contusa na região occipital". No entanto, o comunicado não fornece mais detalhes sobre o ocorrido.
O termo "lesão corto-contusa" se refere a um tipo de ferimento causado por um impacto que resulta em corte e contusão simultaneamente. A "região occipital" está localizada na parte posterior da cabeça.
Ainda segundo o boletim, a equipe médica recomendou que o presidente evite viagens aéreas longas, mas o liberou para realizar suas atividades rotineiras.
Em razão do incidente, Lula não participará presencialmente da Cúpula dos BRICS, em Kazan, na Rússia. Ele participará do encontro por videoconferência. Inicialmente, estava previsto que ele embarcaria para o evento no domingo (20), às 17h.
Parte da equipe de apoio da Presidência já está na Rússia. A antecipação de viagens dos integrantes das áreas de segurança, logística e relações internacionais é uma prática comum, visando garantir o bom andamento da agenda.
No último sábado (19), Lula esteve em São Paulo, onde participou de uma transmissão ao vivo ao lado de Guilherme Boulos, candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo. O presidente retornou a Brasília no mesmo dia, à tarde.
Segue a íntegra do boletim médico do Hospital Sírio-Libanês:
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi atendido no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após sofrer um acidente doméstico, apresentando uma lesão corto-contusa na região occipital.
Após avaliação médica, foi recomendado evitar viagens aéreas de longa distância, com liberação para realizar suas demais atividades. O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio."