Os alunos de doutorado em Direito da Universidade Católica de Manizales, na Colômbia, John Fredy Obregon e Lilia Mercedes Mena Lopez estão na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para cumprir a primeira fase do estágio de dupla titulação no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ). Eles são os primeiros alunos de doutorado em regime de dupla titulação entre as duas universidades.
Nesta quinta-feira, 17, eles foram recebidos pelo reitor, professor Valdir Cechinel Filho, pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, pelo coordenador do PPCJ, professor Paulo Márcio Cruz, pelo vice-coordenador do PPCJ, professor Clovis Demarchi, e pela professora Jaqueline Moretti Quintero.
Nesta primeira etapa, os alunos ficarão um mês no Brasil e retornam em 2025 para cumprir mais dois meses de atividades no PPCJ. “Estamos muito felizes com a recepção que estamos tendo e orgulhosos de sermos os primeiros alunos de doutorado com dupla titulação. É a primeira vez que venho ao Brasil e estou encantada com a região de Itajaí e muito impressionada com a estrutura da Univali. Está sendo uma oportunidade incrível", afirma Lilia Mercedes Mena Lopez.
O acordo de cooperação entre as duas universidades foi assinado em agosto de 2023 e integra um convênio trilateral com a Universidade de Caldas, na Colômbia, firmado em 2011.
“Desde que o acordo foi firmado nós já estamos realizando pesquisas conjuntas, mas é sempre uma alegria e uma honra receber os alunos estrangeiros em nossa instituição e fortalecer as parcerias que temos com universidades da América Latina, Europa e Estados Unidos. Desejamos que os primeiros alunos de dupla titulação entre a Univali e a Universidade Católica de Manizales tenham uma experiência exitosa e inspirem novos estudantes a virem estudar conosco", enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.