A Marejada se destaca anualmente pelo seu compromisso com o meio ambiente. O tradicional evento do Município de Itajaí é a única grande festa de Santa Catarina que não utiliza plástico em sua operação. Esta iniciativa permite a eliminação de mais de meio milhão de copos plásticos e 150 mil garrafas pet.
A proposta sustentável da Marejada vai além da não utilização de plásticos. Para contribuir para uma festa limpa, todos os alimentos são servidos em embalagens de papelão ondulado, fabricadas e doadas pela Klabin, e os talheres são de madeira. As latinhas de alumínio, por exemplo, não circulam durante o evento, já que cada estabelecimento possui seu contentor de coleta. Os restaurantes também separam o óleo de seus preparos, que retorna para a indústria. Os resíduos orgânicos, como cascas de ovos, verduras e sobras de comida, são aproveitados como adubo.
Até o momento, quase 1 tonelada de rejeitos orgânicos já foi convertida em adubo, 65 litros de óleo foram rerrefinados e 770 kg de papelão foram reciclados. Além disso, a 35ª Marejada possui cinco coletores de lixo espalhados pelo Centreventos, além de outros 200 contentores de papelão para descarte disponíveis à população.
A Marejada ainda oferece água tratada e gelada gratuitamente para consumo dos visitantes. Esta ação é realizada pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). A medida evita o consumo de água em embalagens plásticas e garante uma operação ainda mais sustentável.
Diariamente, todos os materiais recolhidos na festa são triados na Central de Resíduos, localizada no próprio Centreventos, e entregues para uma cooperativa de Itajaí. Os rejeitos não recicláveis são levados ao aterro sanitário. Esta ação é mais uma iniciativa do Município para valorizar a sustentabilidade e a preservação ambiental nos eventos públicos. A Marejada também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).