Imagine uma Sala das Emoções com a liberdade de identificar e até mesmo compreender as emoções, como a alegria, o medo, a raiva, a surpresa e o nojo. E foi na na Escola Professora Neusa Maria Rebelo Vieira, no Centro, que uma turma do 9º ano, apresentou o projeto “Salas das Emoções”.
A professora Patrícia de Oliveira da Luz explicou que após os alunos assistirem ao filme Divertida Mente 2, surgiu a ideia de aprofundar o tema por meio de pesquisas para uma tarde de socialização. A diretriz do projeto foi de explorar as formas de sentir, compreender e gerenciar os próprios sentimentos.
“Eu fiquei muito entusiasmada dessa oportunidade de realizar com os alunos este projeto que levou a bandeira da importância da saúde mental. Ao falar sobre o sofrimento mental e emocional, foi oportunizado na vida dos estudantes um resultado de conhecimento a médio prazo, que refletirá positivamente na vida adulta destes alunos”, enfatiza a professora.
O diretor escolar, Antônio Carlos Luiz Aragão, destaca que, no decorrer do evento, outras turmas visitaram a sala, no intuito de aprender mais sobre as emoções e explorar as formas de compreender e gerenciar seus próprios sentimentos.
“Um projeto multidisciplinar, que envolveu várias disciplinas – Ciências, Artes, Matemática e História -, colaborou na busca de todo este conhecimento. Uma iniciativa de excelente oportunidade para os nossos alunos crescerem emocional e intelectualmente, e o melhor de aprender a regulação das emoções”, finaliza o diretor.