Por iniciativa dos deputados Marcos da Rosa (União), Dr Vicente Caropreso (PSDB) e Ana Campagnolo (PL), a Assembleia Legislativa concedeu, nesta quarta-feira (9), moção de aplauso ao sargento PM Filipe Xavier Goulart, de Florianópolis, e ao cabo PM Daniel Guth Alvarez, de Jaraguá do Sul.
Na noite do dia 17 de setembro, o sargento Xavier atendeu, no centro da Capital, um recém-nascido em estado crítico, sem sinais vitais e sem respiração. “A criança estava roxa, peguei ela em meus braços e fiz a manobra de Heimlich, durou quase cinco minutos e ela voltou a respirar”.
Já o cabo Guth estava de folga em casa no dia 13 de setembro e socorreu, com o mesmo procedimento do colega, o filho de uma vizinha que estava engasgado. “Com muito orgulho recebo essa homenagem porque buscamos excelência em nosso trabalho.”
Marcos da Rosa reiterou o reconhecimento da Casa e da sociedade catarinense aos policiais militares que protegem as famílias, dizendo-se emocionado ao ver os vídeos de salvamento das crianças.
Ana Campagnolo disse que o ato heróico levou alegria e esperança às famílias, citando a Bíblia ao lembrar que quem serve aos outros é o mais poderoso.
Dr Vicente afirmou que a PM de Santa Catarina é a melhor do país, destacando o ato inspirador dos policiais que preservaram duas vidas.
Os comandantes dos batalhões de Florianópolis e Jaraguá do Sul enalteceram os seus subordinados, parabenizando também os familiares presentes à cerimônia.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL