terça, 08 de outubro de 2024
Cultura
27/09/2024 | 13:43

Galeria de arte recebe a exposição “Sentidos Plurais”

A Galeria de Arte da Universidade do Vale do Itajaí, Campus Professor Edison Villela (Campus Itajaí), recebe, de 2 a 29 de outubro, a exposição “Sentidos Plurais" dos artistas Lindinalva Deólla, Lúcia Mendes, Rudi Scaranto Dazzi e Bruna Berger, com trabalhos em aquarela. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h30 às 21h30.
 
A aquarela é uma técnica de pintura com pigmentos diluídos em   água que geram efeitos únicos de luminosidade e fluidez. A imprevisibilidade do comportamento da água e a mescla das cores confere ao resultado um aspecto espontâneo, exigindo do artista, apuração técnica profunda, que fica camuflada pela leveza das formas sobre papel. Os quatro artistas que compõem essa exposição são capazes empregar esse domínio habilmente em seus trabalhos, resultando em visões de grande sensibilidade, cada um à sua maneira.
 
Sobre os artistas:
 
Bruna Berger é artista e ilustradora, formada em Publicidade e Propaganda, com especialização e mestrado em Artes Visuais. Trabalha com aquarela sobre papel, inspirando-se na natureza. Com 14 anos de experiência, Bruna é de Santa Maria (RS) e  vive em Itaja. Sua exposição "Percorrendo Horizontes" apresenta aquarelas que capturam momentos da natureza em movimento, transformando cenas cotidianas por meio de pinceladas e pigmentos.
 
Lindinalva Deólla é artista plástica de Itajaí (SC), com domínio em desenho, pintura e aquarela. Atuou como professora de artes por 15 anos. Desde 1976, participou de mais de 150 exposições coletivas, incluindo eventos internacionais em cidades como Washington, Londres, Paris e Madrid. Realizou 26 exposições individuais, destacando-se Veneza (1986), Japão (1989) e Montevidéu (1990). Laureada com 15 prêmios, incluindo Menção Honrosa Internacional no Museu Belas Artes do Rio de Janeiro em 2001. Com formação superior e especialização em Pintura e Aquarela pela Scuola Lorenzo d'Medici, em Florença, foi diretora de Artes da Fundação Cultural de Itajaí por oito anos, e curadora e fundadora do Salão Nacional de Artes de Itajaí. Foi presidente da Próarte e da Associação dos Artistas Plásticos de Itajaí, além de membro do Conselho Municipal de Cultura por 11 anos, também integra a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). É autora e ilustradora de diversos livros e possui obras no Brasil e no exterior.
 
Lúcia Mendes é uma artista plástica formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1978) com especializações em aquarela e figura humana. Atuou como arte-educadora em instituições como o Colégio Salesiano e Univali, foi diretora da Casa da Cultura Dide Brandão e do Teatro Municipal, presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Itajaí e idealizadora do Salão Nacional de Artes de Itajaí. Com exposições desde 1975, possui prêmios expressivos e reconhecimento nacional. Pós-graduada em Arteterapia, ela se vê como uma “Eterna Aprendiz".
 
Rudi Scaranto Dazzi é arquiteto e urbanista formado pela PUC/PR, com pós-graduação e mestrado em Turismo e Hotelaria. Ele aprimorou suas habilidades artísticas na Scuola Lorenzo D'Medici, em Florença. Autor de livros como "Reminiscenza" e "As Cores de Nova Trento", que combinam aquarelas e reflexões arquitetônicas, Dazzi é um artista versátil com obras em acervos nacionais e internacionais. Sua carreira inclui vasta participação em exposições e curadorias no Brasil e no exterior. Além disso, atua como professor e arquiteto.

JORNAL IMPRESSO
04/10/2024
01/10/2024
27/09/2024
20/09/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS