Era junho de 2022 quando Vilfredo Schürmann veio a Balneário Camboriú (SC) convidar os pinguins do Oceanic Aquarium para participarem do filme. “Desde a primeira conversa o Kiko foi muito solícito e abriu as portas do aquário, sabe do nosso amor pelo mar e pelos animais e a seriedade com que tratamos tudo relacionado a isso”, lembra o velejador e pai do diretor do filme, que atualmente está em expedição com a “Voz dos Oceanos”, com foco de combater a poluição dos oceanos.
Kiko Buerger Filho, CEO do Grupo Oceanic, salienta a importância desse momento em que o filme estreia no Brasil: “Estamos muito felizes e honrados em fazer parte dessa produção que mostra a amizade entre um pescador e um pinguim, nós já havíamos ouvido falar dessa história incrível antes mesmo de recebermos o convite. O longa traz também uma mensagem de conscientização sobre a importância da preservação da espécie e da limpeza dos mares. E esses também são pilares da nossa missão”.
O filme é estrelado pelo ator francês Jean Reno, que atuou em produções como Missão Impossível, Godzilla e Código da Vinci. A outra estrela é Dindim, vivido por 12 “artistas” que se revezavam nas gravações. Duas delas, na época, viviam no Oceanic Aquarium com outros quatro amigos: Rachel e Phoebe. “Escolhemos as duas pela proximidade, elas eram bem amigas e ficavam bastante tempo juntas. Então sabíamos que elas não sentiriam falta uma da outra e estariam bem”, conta Juliana Formágio. A veterinária do Oceanic Aquarium ainda ressalta como foi o processo que antecedeu as filmagens: “Elas passaram por uma bateria de exames, desde raio-x, hemograma completo e até para algumas doenças como malária e aspergilose”. Durante as gravações as aves também eram acompanhadas para garantir que tudo estava beme quando retornaram passaram pelos mesmos exames antes de retornar ao habitat no aquário.
Hoje, pouco mais de um ano após o fim das filmagens as amigas têm vidas bem diferentes. A Rachel se uniu ao Chandler e tiveram a Lisa em janeiro desse ano, a primeira pinguim a nascer no Oceanic Aquarium. E a Phoebe há cerca de dois meses, junto com outros três pinguins mudou para o Zoológico de São Paulo, que hoje é administrado também pelo Grupo Oceanic.
O longa é dirigido pelo catarinense David Schürmann, que já traz na bagagem obras premiadas também internacionalmente. Aceitar o convite para dirigir um filme que tinha como um dos protagonistas um pinguim, foi desafiador: “Foi maravilhoso e um grande desafio. Seguimos rígidos protocolos de higiene e restrição nos horários, depois do meio da tarde eles não gostam de agitação e respeitamos o tempo deles. Mas foi uma delícia, cada vez que as aves estavam no set era uma energia muito gostosa, cada um tem sua personalidade e foi muito lindo, foi fenomenal”.
O longa estreou nos Estados Unidos em 16 de agosto, previsto para ser lançado em mais 40 países e chegou nas telonas dos cinemas brasileiros nessa quinta (12). A repercussão até aqui é bastante positiva. O filme tem 98% de aprovação pelo público e 88% pela crítica especializada. “É impressionante, eu estou super feliz. Enquanto diretor tento fazer filmes que conectem as pessoas, que vá além desse tempo e os números mostram isso. É surpreendente, as pessoas amam o filme, ouvir que pode virar um clássico e que vai ficar no coração e nas mentes das pessoas por muito tempo, me deixa emocionado!”, completa Schürmann.
Meu Amigo Pinguim
O filme “Meu Amigo Pinguim” (My Penguin Friend), é uma produção norte-americana baseada em uma história real brasileira que retrata a amizade entre um pescador e um pinguim. Dirigido pelo cineasta brasileiro David Schurmann, o longa foi filmado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e também contou com cenas rodadas em Paraty, no Rio de Janeiro, e na Patagônia, Argentina. Éum conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura a sua família com uma lealdade inabalável que atravessa o oceano. O humilde pescador João (interpretado pelo ator francês Jean Reno) se afastou do mundo após uma tragédia, mas, quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para desespero de sua esposa (Adriana Barraza, atriz mexicana indicada ao Oscar), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas asas e o apelida de DinDim.
Além de Jean Reno e Adriana Barraza, o longa conta ainda com Alexia Moyano, Nicolás Francella, Rócio Hernandez, Juan José Garnica, Duda Galvão e Ravel Cabral no elenco com talentos brasileiros e de diversas nacionalidades e tem roteiro assinado por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi. A direção de fotografia é assinada pelo inglês Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia por “Quem Quer Ser um Milionário?”;a edição fica com a mesma montadora de Pedro Almodóvar, a espanhola Tereza Font;e os efeitos especiais são liderados pelos também espanhóis Ferran Piquer e Francisco Porras, ganhadores de dois prêmios Goya.
A produção é da City Hall Arts, Schurmann Filmes e Content Studios com distribuição nacional da Paris Filmes, a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica.
Oceanic Aquarium
O Oceanic Aquarium está localizado no litoral mais famoso do sul do país, em Balneário Camboriú (SC). O aquário conta com cerca de 140 espécies e 1.500 animais de água doce e salgada em mais de 30 habitats temáticos elaborados em prol da sustentabilidade e desenvolvimento dos animais. Abriga animais que também foram resgatados de situações adversas e não têm mais condições de retorno à vida selvagem, ou nascidos sob cuidados humanos. São espécies de diversas partes do mundo, entre elas: tubarão mangona, pinguins, cavalos-marinhos, axolotes, jacarés, lontras, polvo, tartarugas, raias e águas-vivas. Além das aves australianas na Imersão Oceania que foi especialmente criado para uma maior conexão com a biodiversidade.
Os pilares do aquário são: preservação, educação ambiental e lazer. Desde a inauguração o Oceanic Aquarium conquistou certificados e selos nacionais e internacionais pelo bem estar dos animais e que garantem também aos visitantes um passeio tranquilo e seguro. São eles: Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC); o Turismo Responsável – Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo; o Viaje + SC, do governo estadual; o Selo Turismo Qualificado BC (municipal) e o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil.
*Release com colaboração da Paris Filmes.
Veja o trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=hane9qgJK1A