Na segunda-feira, 9 de setembro, o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, dá início ao debate para elaboração do projeto “Udesc na Vila”. A reunião será realizada em parceria com a Universidade do Bem Viver (UBV), organização sem fins lucrativos que desenvolve ações sociais, e buscará pensar soluções para problemas vivenciados pelas cerca de 400 famílias que residem na Vila Fortaleza.
Conforme a diretora de Extensão da Udesc Balneário Camboriú, Debora Pontes Esteves, a Vila Fortaleza é uma ocupação no bairro Barra, próximo ao campus da universidade no município, sem acesso à infraestrutura básica, como saneamento, energia elétrica, asfaltamento e coleta de lixo.
“Temos discutido um projeto com esta comunidade há algum tempo e já temos inclusive alunos interessados em serem voluntários”, comenta a diretora. Debora também pontua que a presidência da UBV procurou recentemente a Udesc para se unir à universidade em ações em prol da comunidade. “A ideia então se fortaleceu e encaminhamos este evento com o objetivo de realizar uma construção coletiva, envolvendo e ouvindo principalmente as lideranças locais”, completa.
A reunião também contará com a presença da professora Dalila Pedrini, doutora em Serviço Social e referência na coordenação de pesquisas e ações de extensão ligadas a políticas sociais. Na ocasião, a convidada fará ainda o lançamento do livro “Fé e política: as lutas das comunidades eclesiais de base”, que relata experiência semelhante realizada em São Paulo.
O encontro ocorre no dia 9, no bloco 2 da Udesc Balneário Camboriú, das 18h às 19h, e é aberto a estudantes, servidores e membros da comunidade que tenham interesse em participar ou apoiar o projeto.