No dia 14 de setembro, sábado, será realizada uma grande "Feira do Emprego" em Balneário Camboriú. Quem deseja se capacitar para atuar na construção civil terá a oportunidade de se inscrever no programa Emprega Já – Construção Civil. O programa oferece aulas gratuitas para iniciantes no setor, com fornecimento de alimentação, um voucher de assiduidade no valor de R$ 300,00 ao final do curso e a possibilidade de contratação pelas empresas madrinhas ao término da jornada. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Câmara do Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) e o Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú. Além do curso para iniciantes, o Feirão do Emprego contará com mais cem vagas em diversas áreas da construção civil para profissionais já qualificados.
O curso para iniciantes, intitulado “Ajudante na Construção Civil”, terá 40 horas/aula, 25 vagas disponíveis e acontecerá nas instalações do Senai de Balneário Camboriú. A jornada começa com a Feira do Emprego, que ocorre dia 14 de setembro, das 9h às 13h, na sede do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú. Os interessados devem comparecer com documento de identidade e currículo para realizar a inscrição. Durante o curso, os alunos serão capacitados nas operações básicas da construção civil, passando a conhecer os principais materiais e ferramentas de um canteiro de obras, receberão treinamento de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde no ambiente de trabalho, garantindo a sua inserção no mercado.
OPORTUNIDADE
Até o momento, o programa já conta com a adesão de dez empresas madrinhas – empresas do setor interessadas na contratação dos alunos. Além das vagas para iniciantes, estas empresas possuem outras vagas abertas que estarão à disposição, no dia da feira, aos profissionais da área interessados em recolocação. São funções como armador, carpinteiro, montador oficial, meio-oficial armador, meio-oficial de pedreiro, almoxarife, auxiliar de acabamento, pedreiro, encarregado de obra, gesseiro em drywall, líder de limpeza, multioperador de máquinas, pedreiro de acabamento/azulejista, meio-oficial de carpinteiro, pintor, eletricista e azulejista.
SANTA CATARINA
De janeiro a julho deste ano, o setor da construção já gerou mais de 12 mil novas vagas em Santa Catarina, conforme números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O programa Emprega Já tem abrangência estadual e, este ano, já foi realizado em Itajaí e Criciúma. Além de Balneário Camboriú, está programado para acontecer ainda em Itapema, Florianópolis e Tubarão.