terça, 15 de outubro de 2024
Educação
22/08/2024 | 17:30

Estudantes de Itajaí criam mecanismo de purificação de água por meio de armadilha de elétrons e participam de prêmio internacional

Três estudantes do Ensino Médio de Itajaí (SC) criaram um mecanismo de purificação de água por meio de armadilha de elétrons. Maria Clara Duvoisin, Maria Clara Bogo dos Santos e Thiago Fonte Boa desenvolveram a pesquisa durante as aulas de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, sob a orientação do professor Rafael Giovanella. A equipe já testou a hipótese em microorganismos e comprovou que a armadilha de elétrons é eficiente para limpar a água, sendo que o mecanismo pode ser utilizado não somente no tratamento de efluentes, mas também em água potável.
 
A equipe resolveu estudar a armadilha de elétrons após uma pesquisa já patenteada, mas que não foi finalizada. Foi assim que os alunos resolveram dar continuidade à ideia e criaram o projeto “Avaliação de um sistema e método de estação compacta para tratamento de esgotos: tecnologia eletropurificadora de efluentes, por meio da armadilha de elétrons” durante as aulas. Com ele, os alunos do Colégio Bom Jesus foram convidados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) para participar do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, uma iniciativa amplamente reconhecida que incentiva jovens talentos com idades entre 15 e 20 anos a desenvolver projetos escolares com potencial para abordar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade. 
 
O prêmio é organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997 e conta com a princesa Victoria da Suécia como patronesse. Atualmente, o SJWP envolve a participação de 40 países, incluindo o Brasil. “Consideramos essa participação muito importante, pois nosso projeto é exatamente o que o prêmio propõe em relação à acessibilidade à água para todos”, diz Maria Clara Bogo.
 
O que é armadilha de elétrons?
 
A armadilha de elétrons acelera a decantação, o que faz com que os efluentes se tornem limpos sem a ação de produtos químicos, que normalmente são utilizados nos processos mais comuns e são jogados no meio ambiente, sendo altamente poluidores. Os primeiros testes foram feitos com detritos da suinocultura. Como explica a estudante Maria Clara Duvoisin, na armadilha de elétrons existem dois eletrodos condutores de energia: o positivo e o negativo. Ao entrarem em contato com as bactérias dos sedimentos, esses eletrodos fazem com que elas se diluam. “É um processo rápido, totalmente físico, bem mais barato do que os já usados hoje, e ainda sem a utilização de nenhum produto químico, o que é excelente para o meio ambiente. A diferença de densidade separa imediatamente o efluente da água limpa”, explica.
 
Agora, os alunos estão estudando o início dos testes em larga escala. Mas tudo isso tem custos, e imaginam que terão dificuldades nesse sentido. “Nós queremos dar continuidade ao projeto, mas precisamos de recursos”, conta a equipe. A Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (CAESB) procurou os estudantes para conhecer um pouco mais do mecanismo criado por eles. “Além de empresas de água, acreditamos que o mecanismo pode ajudar em condomínios, por exemplo, e na purificação de água potável”, diz Thiago. 
 
Iniciação Científica 
 
Além da participação no evento de Estocolmo, a equipe também recebeu o prêmio “Inovação” da Renault do Brasil na Feira de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, em 2023.
 
Com base em propostas diferenciadas, combinando formação pedagógica e estímulo ao potencial criativo, o Colégio Bom Jesus incentiva a pesquisa científica desde as séries iniciais até o Ensino Médio, quando envolve seus alunos no Programa de Iniciação Científica, preparando-os para a pesquisa, a experimentação, a tabulação de dados, a participação em feiras nacionais e no exterior, entre outros. “Com esse trabalho, aprendi muitas coisas de que eu não tinha conhecimento ainda, como conceitos de Química e Física, por exemplo, as estruturas das fibras e a longa pesquisa, pois iniciei investigando outros materiais, como manga e pêssego”, conta a estudante. 
 
Por meio do Programa de Iniciação Científica, o Colégio estabelece um caminho para ampliar as perspectivas de um ensino interdisciplinar, trazendo para a Educação Básica o ambiente acadêmico. O coordenador do projeto no Colégio Bom Jesus, Adalberto Scortegagna, destaca que o papel das escolas é proporcionar que os estudantes sejam protagonistas em todas as suas atividades, e a pesquisa é uma delas. 
 
==
 
Grupo Educacional Bom Jesus
 
Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 125 anos.
 
O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos. 
 
A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas. 
 
Saiba mais sobre as marcas do Grupo Educacional Bom Jesus. Acesse:
 
Grupo Educacional Bom Jesus
 
https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/
 
 
Colégio Bom Jesus
 
https://bomjesus.br/ 
 
 
FAE Centro Universitário
 
https://www.fae.edu/
 
 
FAE Business School - Curitiba (PR)
 
https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-curitiba.vm
 
 
FAE Business School - Blumenau (SC)
 
https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-blumenau.vm

JORNAL IMPRESSO
11/10/2024
04/10/2024
01/10/2024
27/09/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS