sábado, 14 de setembro de 2024
Geral
21/08/2024 | 09:23

Santa Catarina é o segundo estado mais competitivo do Brasil, avalia CLP

Pela nona vez consecutiva, Santa Catarina é o segundo estado mais competitivo do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria. Todos os resultados do levantamento serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
 
O ranking consolida o resultado com base em pilares estratégicos para avaliar o desempenho dos estados. Santa Catarina, assim como em 2023, é líder geral nos pilares capital humano, segurança pública e sustentabilidade social. O estado também ocupa a terceira posição em eficiência da máquina pública, infraestrutura e inovação. Além disso, é o sétimo colocado em solidez fiscal.
 
Segundo levamento da organização, todos os estados do Sul estão no top 10 da classificação. O segundo melhor colocado deles é o Paraná, que está em terceiro na lista nacional, resultado que mantém pelo quarto ano seguido. O estado está em primeiro lugar em segurança ambiental (repetindo 2023), em segundo lugar em eficiência da máquina pública e em quarto em infraestrutura.
 
Já o Rio Grande do Sul é o quinto colocado no ranking nacional, que é na prática a sua melhor posição registrada desde 2016. Em comparação com 2023, o estado se manteve em primeiro lugar no pilar eficiência da máquina pública. Além disso, avançou duas posições em segurança pública e agora tem o terceiro lugar geral neste quesito. Ao analisar a série histórica de 2016 até 2024, o estado subiu quatro posições na média da lista.
 
O ranking
 
Na décima terceira edição consecutiva do Ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
 
"A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP. 
 
Ranking de Sustentabilidade dos Estados
Realizado pelo CLP pelo terceiro ano consecutivo, o Ranking de Sustentabilidade dos Estados é uma adaptação do Ranking de Competitividade dos Estados a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas (ONU, 2015), bem como critérios ESG (environmental, social and governance) chancelados pela União Europeia (EU, 2020) para valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos Estados. 
 
Analisando os dados ESG, os estados da região ocupam posições de desataque: Paraná (2º), Santa Catarina (3º) e Rio Grande do Sul (6º).
 
Já em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a região resultados semelhantes: Paraná (2º), Santa Catarina (3º) e Rio Grande do Sul (7º).
 
Os dois rankings de sustentabilidade – ODS e ESG – são independentes entre si. Cada um deles traz uma abordagem e, por consequência, uma contribuição diferente para os governos e organizações. Os dados completos também serão apresentados no evento em Brasília e a, a partir do dia 21, vão ficar disponíveis do hotsite do CLP.
 
Sobre o CLP 
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

JORNAL IMPRESSO
13/09/2024
06/09/2024
30/08/2024
23/08/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS