O Projeto de Gestão Integrada da Orla de Balneário Piçarras recebeu 118 sugestões de moradores em uma consulta pública online, que foi realizada ao longo do mês de julho. As opiniões serão consideradas nas próximas decisões da Coordenação Municipal do Projeto Orla. Em breve, a população poderá comparecer à oficina participativa que irá detalhar o processo de elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).
A consulta pública teve como principal objetivo coletar opiniões sobre o que foi discutido na primeira oficina participativa, realizada em abril de 2024. Em setembro, o comitê vai realizar um seminário aberto ao público para apresentar o diagnóstico da orla do município.
O principal produto do Projeto Orla é o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), que está em fase de elaboração. A segunda edição da oficina participativa deve acontecer em outubro, com apresentação sobre os cenários futuros da orla, debate sobe as ações e diretrizes, proposição da formação do Comitê Gestor Municipal da Orla e avaliação do processo de elaboração do PGI pelos participantes voluntários.
A entrega do PGI consolidado está prevista ainda para o ano de 2024, seguido de apresentação em audiência pública, aprovação dos membros do comitê gestor, consulta pública, capacitação do comitê para atuar e a entrega da versão final do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), que será avaliado pela Coordenação Estadual do Projeto Orla (CEPO).
Projeto Orla
O Projeto de Gestão Integrada da Orla (Projeto Orla) é uma iniciativa do Governo Federal que visa disciplinar, de maneira integrada e participativa, o uso e ocupação da orla marítima no intuito de melhorar a qualidade de vida de populações locais e de preservar e conservar os ecossistemas costeiros.
Para receber informações sobre as próximas etapas do Projeto Orla, acesse o grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HSsmXZO1eEfLcmV109hWGC