A população de Santa Catarina cresce a um ritmo 3,3 vezes maior que a média brasileira, enquanto a economia do estado avança quatro vezes mais rápido, segundo dados do último Censo do IBGE. O cenário dinâmico de procura por moradia em SC se reflete no mercado imobiliário local, que está aquecido.
Entre 2010 e 2022, Santa Catarina experimentou um aumento populacional de 21,8%, atingindo 7,61 milhões de habitantes, contrastando com a média nacional de apenas 6,5% no mesmo período. Esse crescimento acelerado resultou em uma baixa taxa de desemprego no estado, que atingiu 3,5% no segundo trimestre de 2023, menos da metade da média nacional. O setor imobiliário também foi destaque na região da Grande Florianópolis em 2023. São José, por exemplo, alcançou o topo do ranking nacional em valorização imobiliária, pelo índice Fipezap+, que acompanha a variação de preços no mercado imobiliário brasileiro, e Palhoça, que registrou crescimento econômico e populacional. A cidade possui a sétima maior população do Estado, conforme o Censo de 2022, e também foi o sexto município que mais abriu empresas em Santa Catarina.
Neste contexto, o Festival do Imóvel, que será realizado de 13 a 15 de setembro no MundoCar Mais Shopping, em São José, se apresenta como uma plataforma estratégica para investidores e compradores. O evento, que contará com 55 estandes e mais de 9 mil unidades de imóveis e terrenos para investimento e locação, promete atrair um grande público interessado em aproveitar as condições exclusivas de pagamento e crédito oferecidas pelas principais construtoras e imobiliárias da região.
O Festival oferecerá uma ampla gama de opções de imóveis, com preços variando de R$ 200 mil a R$ 1,8 milhão. Além disso, os visitantes poderão assistir a palestras, aproveitar o espaço kids e a praça de alimentação, tudo em um ambiente propício para fechar negócios e explorar as tendências do mercado imobiliário.
"Este evento oferece em um único local para o público explorar diversas opções imobiliárias e entender melhor as tendências do mercado," explica Marcelo Medina, sócio e organizador do Festival. "É um ponto de encontro essencial para quem deseja investir ou encontrar a casa dos sonhos, que fornecerá acesso a informações valiosas e oportunidades exclusivas”, finaliza.