Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com depressão na América Latina. O relatório “Depressão e outros transtornos mentais” levanta um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que a estimativa é que de uma a cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Com foco na saúde mental do trabalhador, o SESI da Foz do Rio Itajaí tem um programa especial voltado para empresas e colaboradores, o “Saúde Mental SESI + Saúde”. O projeto oferece uma série de soluções para a indústria com o objetivo de prevenir as doenças mentais como ansiedade, depressão e outros transtornos.
Conforme a coordenadora de Saúde do SESI, Iracema Gonçalves de Paulo, os afastamentos em saúde mental são os que custam mais tempo e, portanto, os que mais prejudicam a pessoa e a empresa. “Por isso, prevenir em todos os níveis é a melhor estratégia para as organizações”, comenta ela.
As linhas de atuação do SESI são:
• Organizacional – O programa é elaborado entendendo o contexto de cada empresa a partir de dados reais para a definição e implantação de ações assertivas em saúde mental.
• Lideranças – A equipe do SESI realiza a capacitação e instrumentalização do público mais estratégico para a organização.
• Colaboradores – O programa atua por meio de ações que quebram o preconceito com relação ao tema, estimulando o autocuidado e desenvolvimento de recursos emocionais para lidar com as adversidades.
De acordo com Silvana Meneghini, gerente executiva regional do SESI SENAI na região da Foz do Rio Itajaí, a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral e qualidade de vida. “Cuidados com a saúde mental envolvem práticas que promovem o equilíbrio emocional, a resiliência e a capacidade de lidar com o estresse e as adversidades. Por isso é tão importante que as empresas e seus líderes estejam preparados e fiquem atentos aos sinais”, completa.
O programa do SESI atua com realização de palestras, workshops, atendimentos clínicos em psicologia, capacitações de lideranças, rodas de conversa e pesquisas em saúde mental. Vale lembrar que a entrega de cada solução é feita de forma personalizada, adequando às necessidades de cada empresa.