O Agosto Lilás – mês dedicado à campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – norteia as ações na Atenção Primária à Saúde. Ao longo de todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde contam com atendimento na recepção, com orientações de enfermeiros, além do debate do tema nos grupos de amamentação e gestantes.
Além da Saúde, a Assistência Social realiza ao longo de todo o ano o suporte às mulheres através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), local voltado a atender famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O equipamento possui equipe técnica pronta para atendimentos voltados a informações, orientação jurídica e apoio à família.
Em Penha, há também a Sala Lilás, ambiente dentro da Delegacia da Polícia Civil, acolhedor para atender mulheres vítimas de alguma violência, e o Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação de Penha (CMBA/Penha), formado por mulheres que constituem uma rede de acolhimento, proteção e cuidado, com atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica.