quinta, 12 de setembro de 2024
Geral
05/08/2024 | 15:53

Itajaí reunirá os principais “players” em ciência e tecnologia oceânica do mundo

Concentração de empresas ligadas ao mar ocorrerá durante a 1ª Feira de Tecnologia Oceânica Brasil – OceanTech Brasil, evento integrante dos dois principais congressos de Oceanografia e Ciências do Mar do Brasil e da América Latina.
 
Em agosto, entre os dias 13 e 16, Itajaí será o centro latino-americano das Ciências do Mar. A cidade sediará o 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR’2024 e o 8º Congresso Brasileiro de Oceanografia – CBO’2024, que devem reunir cerca de 2.500 congressistas e renomados pesquisadores. O evento certamente irá agitar a cidade de Itajaí, aberta para a cultura oceânica.
 
A reboque destes eventos, também estarão as principais empresas brasileiras e multinacionais produtoras de tecnologia e prestadoras de serviços em ciência oceânica. Uma oportunidade única para se conhecer o “estado da arte” em equipamentos e instrumentos oceanográficos, geofísicos e ambientais.
 
Esse “ecossistema” de desenvolvimento tecnológico irá ocorrer na 1a Feira de Tecnologia Oceânica Brasil – OceanTech Brasil. Já são mais de 40 empresas confirmadas para uma grande concentração de produtos, serviços e tecnologias para um público que poderá conferir e testar tudo num dos locais mais bonitos do litoral catarinense, a foz do rio Itajaí-Açu.
 
“Será possível aos expositores negociar com potenciais clientes, in loco, no entorno do Complexo Portuário de Itajaí, das águas calmas do Saco da Fazenda e da infraestrutura da Marina Itajaí, do CEPSUL/ICMBio e da Delegacia da Capitania dos Portos”, comenta um dos organizadores da OceanTech Brasil, o Oceanógrafo Carlos Leandro da Silva Junior.
 
O ambiente da OceanTech Brasil será um ponto de encontro entre expositores, congressistas da população local, que terá livre acesso à Feira e à “Tenda da Sustentabilidade”, um espaço alternativo onde serão apresentados e debatidos ligados às 17 metas globais dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, proteger o planeta e garantir prosperidade, até 2030.
 
Atrações navais
Entre as principais atrações previstas para COLACMAR’2024 e o CBO’2024 estão as visitações públicas a uma verdadeira frota de navios de pesquisa oceanográfica e ensino nas ciências do mar.
 
“Teremos visita aberta aos navios Vital de Oliveira, da Marinha do Brasil, que é o mais moderno navio hidroceanográfico brasileiro, ao Navio de Pesquisa do CEPSUL/ICMBio Soloncy Moura, e ao Navio Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar 1”, revela o presidente dos congressos, Oceanógrafo Fernando Luiz Diehl. 
 
Os principais congressos
Os dois principais congressos de Oceanografia e Ciências do Mar na América Latina têm a expectativa de reunir aproximadamente 2,5 mil pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de mercado, empresas e instituições públicas e privadas, além da participação de mais de 200 pesquisadores estrangeiros.
 
“A realização do COLACMAR’2024 e o CBO”2024 proporcionará a discussão e debates sobre o atual estágio das Ciências do Mar, do desenvolvimento sustentável e tecnológico no Brasil, na América Latina e no mundo, além de alternativas energéticas e de produção de alimentos, ou seja, será um momento imperdível para quem tem relações econômicas, políticas e sociais com ambientes costeiros, marinhos e aquático”, convida Fernando Diehl, presidente dos congressos. 
 
 

JORNAL IMPRESSO
06/09/2024
30/08/2024
23/08/2024
16/08/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS