A pouco mais de 2 meses para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, a presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, reuniu os principais veículos de comunicação catarinenses na sede do Tribunal, em Florianópolis, para uma coletiva de imprensa sobre os preparativos para a votação que ocorre no dia 6 de outubro.
A magistrada lembrou do compromisso que firmou ao tomar posse no Tribunal, no Dia Internacional da Mulher, de motivar as mulheres a exercerem a prática política e ocuparem mais espaços de poder. “Esta eleição é uma oportunidade ímpar de espelhar no mundo da política a evolução da mulher na sociedade”, disse.
O baixo número de mulheres eleitas nas últimas eleições municipais foi destacado pela presidente. Em 2020, Santa Catarina elegeu 10,5% do total de vagas disponíveis para as prefeituras. Nas câmaras municipais foram 525 vereadoras, o que representa 18,6% de todas as cadeiras.
A desembargadora abordou ainda os desafios diante do avanço de tecnologias que podem dificultar o combate à desinformação, como é o caso da Inteligência Artificial, e como a Justiça Eleitoral vem se preparando para isso. “Se o objeto da desinformação for a integridade do sistema de votação ou a própria Justiça Eleitoral, estamos muito bem estruturados para combatê-la, com mapeamento e coibição severa à propagação de notícias falsas”, disse a presidente.