quarta, 22 de janeiro de 2025
Saúde
24/07/2024 | 16:00

Julho Amarelo: Saúde reforça a prevenção e conscientização sobre as hepatites virais

Em alusão a campanha nacional “Julho Amarelo", que reforça a prevenção das hepatites virais, a Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 24, uma ação de prevenção e orientação com os moradores do bairro Nossa Senhora da Paz. 
 
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, se reuniram em frente ao Auto Posto Piçarras e realizaram testes rápidos e aplicaram vacina contra hepatite, influenza e covid-19. Ao todo, 37 pessoas fizeram o teste rápido para hepatite e 20 foram vacinadas, sendo 10 contra a influenza, 9 contra a hepatite B e 1 contra a covid-19. 
 
A ação teve como objetivo prevenir as doenças e conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde. O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado no dia 28 de julho, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Hepatite
 
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), as hepatites virais podem não apresentar sintomas durante um período da infecção e passam despercebidas por pelo menos 1 milhão de pessoas no Brasil, que convivem com a infecção sem saber. Somente as hepatites dos tipos B e C são responsáveis por cerca de 74% dos casos de hepatites virais no país, sendo que a Hepatite C é responsável por 76% das mortes. 
 
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser decorrente de diversas causas: infecção, uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
 
Sintomas
 
Alguns dos sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, a hepatite causada pelo vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.

JORNAL IMPRESSO
17/01/2025
01/01/2025
20/12/2024
06/12/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS