sexta, 19 de julho de 2024
Geral
08/07/2024 | 16:10

ACAFE e LIDE SC se unem para propor Lei de Incentivo à Inovação

A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira (5), no Rooftop Floripa Square, contou com mais de 150 lideranças empresariais, do sistema educacional, autoridades e representantes de diversas entidades catarinenses, com objetivo de potencializar a transformação do conhecimento acadêmico em desenvolvimento econômico para Santa Catarina.
 
O evento contou com abertura do Governador Jorginho Mello, presença do Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. 
 
Entre outros objetivos, “constituímos um comitê formado por diferentes setores para construção de uma Lei de Incentivo à Inovação através da Educação onde professores, pesquisadores e alunos possam desenvolver patentes de novas tecnologias e soluções para os desafios das organizações e da sociedade que adotadas por empresas gerem royalties e um ciclo virtuoso de geração de valor”, explica Delton Batista, Presidente do LIDE Santa Catarina.
 
“É um marco importante para as nossas universidades e para o setor empresarial também, na medida em que se pode identificar pesquisa, desenvolvimento, inovação, o setor de P&D dentro das indústrias e das empresas.” Luciane Ceretta, presidente da ACAFE e reitora da UDESC.
 
O comitê tem ainda na pauta discutir e estimular modelo de “Fundos de Endowment”, ferramenta amplamente utilizada em diversas universidades do exterior cujos recursos são direcionados para bolsas e apoio a projetos de professores e estudantes, e sustentabilidade financeira de organizações sem fins lucrativos e das instituições de ensino e pesquisa.
 
“As universidades são centros de conhecimento, pesquisa avançada e formação de talentos. É uma oportunidade única de se fomentar a aplicação do conhecimento científico para impulsionar o desenvolvimento econômico em Santa Catarina”, afirma Valton Werner Junior, presidente do LIDE Tendências SC.
 
A proposta de construção da Lei será conduzida por um comitê multidisciplinar com participação de entidades setoriais como a Acate - Associação Catarinense de Tecnologia, representantes da sociedade civil como a OAB Santa Catarina e o Movimento Catarinense pela Excelência, além de autoridades através da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, lideranças empresariais, especialistas em educação, e parlamentares da Assembleia Legislativa.
 
Movimento Educação para o Futuro
 
A educação como ativo principal para o desenvolvimento da sociedade e das empresas, foi debatido no LIDE Tendências SC, com líderes de expressão em seus segmentos de atuação que compartilharam suas visões sobre o tema "Educação para o Futuro".
 
O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello fez a abertura do evento. “Com o Movimento pela Educação, o catarinense vai poder ganhar mais e vai poder oferecer para quem produz, para quem trabalha para a indústria, para comércio e para quem investe, uma mão de obra com mais qualificação”, declarou o governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.
 
A diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE, falou sobre a importância de as empresas participarem do Movimento pela Educação. “Nós como empresa temos que fazer a nossa parte tanto para a educação dos nossos colaboradores como na nossa contribuição para a sociedade”, falou Luciana Nabarrete, diretora da ENGIE.
 
Para Glauco José Côrte, "ao abraçar a causa pela Educação, o LIDE SC será capaz de mobilizar a sociedade catarinense para compreender a importância de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Santa Catarina." Côrte esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) entre 2011 e 2017, promovendo uma visão inovadora sobre o potencial da educação para a indústria catarinense.
 
O presidente do LIDE Educação, Rossieli Soares também subiu ao palco do LIDE Tendências SC. “A educação superior no Brasil tem condições de entregar muito mais estando próximo do setor empresarial. Eu acho que esse é o caso que vamos ver florescer aqui em Santa Catarina”, frisou o Ministro da Educação de 2018.
 
Manifesto Educação para o Futuro
 
O evento ainda marcou o lançamento do Manifesto pelo Futuro da Educação, que foi firmado pelo presidente do LIDE SC, pela presidente da ACAFE, pelos 14 reitores das universidades do sistema ACAFE presentes e pela empresária Viviane Lunelli, membro do Comitê LIDE Mulher, que simbolicamente representou o empresariado catarinense.
 
O Manifesto elaborado conjuntamente pela ACAFE e pelo LIDE SC será compartilhado com a sociedade civil organizada, governantes e pré-candidatos a prefeito, como um compromisso para suas futuras gestões. “Quanto mais a gente ampliar esse movimento para engajar entre os que são relevantes, melhor será o nosso resultado”, explicou Delton Batista, presidente do LIDE Santa Catarina.
 
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto foi o primeiro a aderir ao movimento. “Investir em educação de qualidade é fundamental para qualquer cidade que queira se desenvolver, e o manifesto vem para contribuir ainda mais com esse desenvolvimento”, comentou o prefeito.
 
 
LIDE Santa Catarina
 
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, é o maior ecossistema de relacionamento e conteúdo de líderes empresariais de Santa Catarina. Fundado em 2003 no Brasil, o LIDE possui unidades presentes em todas as regiões do país, além de unidades internacionais nos cinco continentes. Reúne executivos de diversos setores, representando mais de 52% do PIB privado do país.
 
LIDE Tendências
 
É a vertical do LIDE Santa Catarina dedicada ao debate de tendências, modelos de negócios, transformação digital, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

JORNAL IMPRESSO
12/07/2024
05/07/2024
28/06/2024
21/06/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS