Os moradores de diversos bairros de Itajaí têm enfrentado sérios problemas de perturbação, com som alto, barulho, algazarra e brigas. As ligações para o 190 da Polícia Militar aumentam nas madrugadas de sextas-feiras e sábados.
Em um ano, por exemplo, a PM recebeu 60 chamados para atender ocorrências de perturbação, como som alto em veículos, gritaria, ameaça, brigas, carros estacionados de forma irregular, próximo a um estabelecimento na Praia Brava. Só nestes primeiros meses de 2024, são 47 registros. As ligações são geradas da meia noite até às 6 da manhã. A maioria dos atendimentos ocorreram aos domingos. Em outro local, na região da Murta, moradores enfrentaram no início deste ano, problemas semelhantes em outra conveniência.
Em resposta aos pedidos da comunidade, o vereador Beto Cunha ( Republicanos) protocolou um Projeto de Lei estabelecendo limites e possibilitando a fiscalização desses comércios. Entre os principais pontos do PL estão: limite de horário de funcionamento, das 8h30 às 0h, proibição de colocação de mesas, decks, ou similares nos espaços públicos .
O projeto foi criado com base no Plano Diretor municipal, e no que refere-se a Ordem Pública. As regras buscam garantir a tranquilidade e a segurança dos moradores de Itajaí.